No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

“Há restaurantes portugueses em Xangai, manter as tradições, o Bacalhau nas noites de Natal, há portugueses que vendem bacalhau online”

Destaques

EXCLUSIVO

Nome: João Gomes
Idade: 32 anos
Há quantos anos vive fora de Portugal: 20 anos
Onde vive: Xangai, China
Profissão: Engenheiro de Energias Renováveis
O que faz para matar as saudades de Portugal: Aqui não conheço muitos portugueses, mas uso as redes sociais para falar com os amigos e família. A saudade mata-se com a presença, com a visita. Música. Não há muito tempo o Consulado organizou uma atividade para matar as saudades. Há restaurantes portugueses em Xangai, manter as tradições, o Bacalhau nas noites de Natal, há portugueses que vendem bacalhau online. Há sempre uma forma de manter a tradição.


Estou tão focado no trabalho, os que me rodeiam são Chineses, a minha namorada é chinesa, estou num ambiente 100% chinês. Se não fosse a ligação à Diáspora, à Associação Portuguesa de Energia, à EDP. Sentir-me-ia mais isolado.


Há duas visões que os chineses têm de Portugal e dos portugueses. As pessoas que têm mais conhecimento e gosto pela história sabem que Portugal e Macau, pela ligação histórica entre Portugal e a China, devido a Macau. E ao tempo em que Macau foi administrado pelos portugueses, por isso até vêm Portugal com bons olhos, e vêm que Portugal se destaca, em relação a outras potências europeias, porque Portugal não teve conflitos com a China, Portugal sempre conseguiu manter uma relação amistosa com a China, foi muito útil à China em algumas partes da história, em que a China estava mais isolada, e que Macau era o porto que permitia o intercâmbio cultural, e de bens, por isso olham para os portugueses com uma boa perspetiva, tendo uma boa opinião.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...