No menu items!
19 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira - 10 Julho 2025

A arte intemporal de Bordallo Pinheiro

Destaques

Quisemos perceber melhor a arte de Boldallo Pinheiro, e estivemos em contacto com Nuno Barra, onde nos deu a conhecer um pouco melhor o que é esta arte que já dura há mais de dois século, e qual o segredo de tanto sucesso. Esta arte é inconfundível pelas suas caraterísticas únicas e peças de elevado valor cultural. Nuno Barra confirma que esta arte é feita por mãos experientes e tem a “intervenção dos artesãos e o seu savoirfaire acumulado ao longo de gerações.” Tendo faturado cerca de 60% nos mercados externos.

A arte de Bordalo Pinheiro é muito peculiar e inconfundível, pode falar-nos um pouco sobre a “A arte Bordallo Pinheiro”, como surgiu e qual o objetivo?

Nuno Barra

O trabalho cerâmico de Raphael Bordallo Pinheiro começou verdadeiramente com a fundação da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha (1884). O seu projeto tornou-se eterno na história da cerâmica das Caldas da Rainha com repercussões nacionais e internacionais. Desenhando a partir das origens naturalistas da cerâmica das Caldas da Rainha, Raphael Bordallo Pinheiro reinventou-as e atualizou-as, produzindo centenas de modelos de grande criatividade e refinada qualidade técnica, e foi reconhecido em várias exposições internacionais, com especial destaque para o pavilhão português na Exposição Internacional de Paris (1889). Acrescentou inúmeras características e influências culturais à sua produção com formas rocaille, renascentista e oriental, tais como o perfumista árabe, a talha manuelina e o imponente vaso Beethoven, que Raphael Bordallo Pinheiro apresentou ao Presidente do Brasil, Campos Sales (1889). Como resultado das suas viagens a França, Inglaterra e Bélgica, a art nouveau europeia e as tendências artísticas e artesanais figuravam na sua cerâmica, particularmente nos azulejos, mas sempre com o seu carimbo pessoal, através dos animais gigantescos fora de escala, potes e pratos com naturezas mortas ou nas figuras, cheias de significado, expressão, ironia e humor.

Couve – Prato com Caracol

Nascida da paixão do seu fundador pela arte cerâmica portuguesa, Bordallo Pinheiro é hoje uma “love brand” mundial, procurada por um público cada vez mais diversificado, que se revê na originalidade da marca. Este reconhecimento está sempre ancorado ao seu ADN histórico, continuamente reinventado através de novas linhas de produtos e colaborações com nomes líderes nos campos da arte, design e moda. Na fábrica nas Caldas da Rainha, cada peça é produzida com uma fusão perfeita de artesanato e alta tecnologia, projetando no futuro a genialidade e vivacidade do fundador da marca, bem como o requintado domínio manual que nasceu há mais de 135 anos. Na Bordallo Pinheiro, a criatividade não tem idade e torna-se mais forte com o passar do tempo! As peças de Bordallo Pinheiro são conhecidas pelas suas cores brilhantes, relevos e decorações naturalistas que as tornam inconfundíveis e procuradas em todo o mundo. Só é possível obter esta qualidade com a forte intervenção dos artesãos e o seu savoirfaire acumulado ao longo de gerações. É devido a este trabalho manual meticuloso, da modelação à ornamentação, da pintura ao acabamento, que cada peça se torna única.

É muito apreciada cá dentro e lá fora. Quais são os países que importam mais cultura Bordallo Pinheiro, e quanto faturou o ano 2022 só em exportações?

A Bordallo Pinheiro faturou cerca de 60% nos mercados externos, no ano 2022. Embora esteja presente em mais de 100 países, destacamos os principais mercados como Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, França, Brasil, etc. É um trabalho constante e de grande importância para a marca. A estratégia de internacionalização passa por, claro, consolidar a presença nos mercados onde já somos muito procurados, mas também conquistar cada vez mais mercados, levando assim a marca e a cultura portuguesa um pouco por todo o Mundo.

Há uns tempos vimos uma das peças de Bordallo Pinheiro copiadas por uma designer americana, sobre o plágio como se defendem? Já solucionaram esse caso concreto?

É um problema real, com que a marca se debate demasiadas vezes, de difícil solução mas para o qual estamos muito atentos.

O reconhecimento nacional e internacional e a grande procura que as nossas peças têm é um orgulho para todos os que trabalham todos os dias para levar um produto de qualidade, único e valioso a casa dos nossos clientes. Mas este fenómeno também acarreta algumas “dores”, com o aparecimento de rivais desleais que copiam as nossas peças e que as vendem a preços mais baratos, fora dos canais oficiais. A Bordallo Pinheiro é uma marca secular, com valores, com uma história rica, cheia de conquistas não pode permitir que este negócio de contrafação ponha em causa a sua obra e, em última instância, a qualidade de produtos que o cliente procura. Desta forma, a empresa decidiu entregar esta situação à justiça, uma vez que se trata de um crime.

O número de vendas são maiores em Portugal ou para exportação?

A Bordallo Pinheiro está presente um pouco por todo o Mundo. Embora seja uma marca portuguesa, amada pelos portugueses e presente nas suas casas há muitos anos, a verdade é que tem conquistado um espaço nos lares de Espanha, Suécia, Alemanha, EUA, etc., etc. Assim sendo temos uma percentagem de exportações muito interessante e com seguidores muito apaixonados pelas nossas peças. É uma conquista muito estimulante e muito alicerçada no fantástico trabalho dos nossos artistas, o legado deixado por Raphael Bordalo Pinheiro e, claro, pela inovação, criatividade e qualidade patente nas criações da marca. Estas características não passam despercebidas por quem entra em contato com as nossas peças, seja a nível nacional ou internacional.

Ver Também

EXCLUSIVO: Clube UNESCO do Porto, Portugal

Informático de Profissão trabalhou na IBM Portugal. Também fez Engenharia Química. Fernando Guedes Pinto é um amante da cultura...