No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

A língua de Camões faz a “identidade de Timor-Leste na Ásia”

Destaques
Num périplo de dois dias a Timor-Leste, a visita do Primeiro-Ministro, António Costa, à Ásia, fez referência à importância da língua naquele país, demonstrando que é através da língua portuguesa que Timor-Leste se afirma, e faz a diferença, sendo o único país da Ásia a falar Português. Integraram a comitiva portuguesa os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Gomes Cravinho, que visita três países da região, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

António Costa dirigiu-se aos alunos do Externato São José, António Costa destacando a importância de Timor-Leste ser o único país lusófono na Ásia, pelo que o português “não é só mais uma língua, é a língua que faz a diferença” e “que reforça a identidade de Timor-Leste, faz a identidade de Timor-Leste”.

Realçando que “foi esta identidade que fez com que na luta armada, na ação diplomática, ou no trabalho cultural e educativo, tenham resistido ao invasor e recuperado a liberdade e a independência”, referindo-se à ocupação indonésia entre 1975 e 1999.

No segundo dia da visita, o Primeiro-Ministro reuniu-se ainda com a Presidente do Parlamento Nacional, Fernanda Lay, e colocou flores na Cruz dos Mártires, no cemitério de Santa Cruz, numa homenagem às mais de 300 vítimas mortais do massacre de 12 de novembro de 1991, durante a ocupação indonésia.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...