No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Abandono Escolar: Mais de 20 instituições do Ensino Superior recebem apoio para minimizar esta tendência

Destaques

O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior já atribuiu mais de 10 milhões de euros este ano. Tem como destino mais de 20 universidades públicas e privadas.

Este Programa vai financiar mais de 20 instituições de ensino superior públicas e privadas situadas na Área Metropolitana de Lisboa, Algarve e nas regiões autónomas, num montante global de 3,7 milhões de euros.

Este é já “o segundo conjunto de verbas atribuídas no âmbito deste programa. Em fevereiro, 6,6 milhões de euros beneficiaram projetos em 24 instituições de ensino superior públicas e privadas.” No conjunto das duas fases, já foram “disponibilizados mais de 10 milhões de euros para reduzir o abandono no Ensino Superior.”


Mais incentivos, para chegar a mais gente

Com esta segunda fase de candidaturas, o Governo pretendeu alargar o incentivo o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, mediante a adoção de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e o fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, bem como a implementação de programas de tutoria e mentoria.

O Governo mantém a aposta na redução do abandono mesmo num contexto em que o abandono no ensino superior em Portugal está abaixo da média da OCDE. Os dados mostram que, em média, nos países da OCDE 21% dos estudantes de licenciatura abandonam o ensino superior ao longo da formação, em comparação com os 12% de estudantes que o fazem em Portugal. Já a percentagem de estudantes que entram numa licenciatura e abandonam o ensino superior durante o primeiro ano é de 12% na OCDE e 8% em Portugal.

O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior foca-se particularmente nos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, dada a importância decisiva da integração académica dos estudantes no seu próprio sucesso. É uma iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono no Ensino Superior.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...