No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Abertura do ano letivo 2023/24: UTAD acolhe estudantes de Portugal e do Mundo

Destaques

De 13 a 21 de setembro, integração é a palavra de ordem na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os novos estudantes vão poder usufruir de um conjunto de atividades que marcarão o início da sua experiência académica. A receção oficial será feita pelo reitor da UTAD, Emídio Gomes, a 20 de setembro, seguindo-se a palestra motivacional “Dar ao Pedal”, proferida por Jorge Sequeira.

Amanhã, dia 13, que arranca a “UTAD Welcome Week”, um evento organizado semestralmente pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM), para que os estudantes estrangeiros sejam integrados na comunidade académica. A sessão de boas-vindas acontecerá às 14h30, no auditório do Edifício dos Blocos Laboratoriais e será precedida de um primeiro contacto com a cozinha portuguesa, na cantina de Prados. As atividades desta semana decorrem no campus para que os novos estudantes possam conhecer os serviços, as infraestruturas de apoio, os equipamentos desportivos, as pessoas e, ainda, na cidade de Vila Real, com visita à Casa de Mateus e aos passadiços do Corgo. Também não faltarão momentos de diversão e convívio nas “Barraquinhas” instaladas no Jardim da Carreira de 18 a 20 de setembro.

Para os estudantes nacionais, está também preparada uma semana de integração, com início a 18 de setembro. Nesse dia, começam por conhecer as respetivas escolas, as comissões de curso, os núcleos de estudantes, os tutores e os mentores. Segue-se uma prova de orientação na cidade e um concerto de tunas académicas com fins solidários. Há ainda “Jogos Sem Fronteiras”, sunset, tour cultural pelo campus e uma peça de teatro musical na Aula Magna a fechar o programa.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...