No menu items!
17.8 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 19 Abril 2024

Alma Vitis Caladoc 2021: O vinho da Adega de São Mamede da Ventosa

Destaques

A Adega de São Mamede da Ventosa aposta na sua marca mais antiga em 2024. Acaba de colocar no mercado uma nova referência na marca mais antiga da adega, Alma Vitis, produzido com a casta Tinta Caladoc. Um vinho que estagiou seis meses em barricas de carvalho português. A casta Caladoc é originária de França e é o resultado do cruzamento entre as castas “Malbec e Grenache”.

É um vinho de cor rubi fechado, com aromas de pequenos frutos do bosque e notas balsâmicas. “Na boca apresenta um corpo com taninos maduros e equilibrados”. Este monovarietal apresenta caraterísticas para harmonizar com pratos de carnes vermelhas grelhadas ou no forno, queijos curados ou de pasta dura. Um vinho tinto com 13,5% de graduação muito gastronómico, para acompanhar muitos dos pratos típicos da dieta mediterrânica.

A enologia deste vinho esteve a cargo da equipa de enologia liderada pelo consultor António Ventura e pelo enólogo residente João Rodrigues.

A Gama de Vinhos Alma Vitis

Alma Vitis ou a “alma da vinha” ilustra o amor à terra e à história do vinho do território das vinhas que constituem a Adega de São Mamede. A gama Alma Vitis regional lisboa, onde se integrou o monovarietal Caladoc, já incluía um tinto da casta Syrah. Na marca também se destaca a gama de vinhos Reserva também com dois monovarietais, no tinto o Cabernet Sauvignon de 2018 e no branco o Arinto de 2021. Aa marca também integra dois vinhos Doc Torres Vedras, tinto e branco de blend de castas.

História com 67 anos

A Adega São Mamede da Ventosa foi fundada em 1956, no concelho de Torres Vedras. Considerada uma das maiores estruturas cooperativas no país, com cerca de 500 viticultores associados e 40 colaboradores, dedica-se à produção de vinhos a partir de cerca de 2000 hectares de vinhas dos seus cooperantes e sua comercialização nos mercados nacional e de exportação.

Ver Também

EXCLUSIVO: O Mundo das grandes Indústrias Farmacêuticas

Fomos ao mundo das grandes empresas farmacêuticas a nível mundial e o destino levou-nos a Basileia, na Suíça, onde...