No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Andorra: A Cultura popular portuguesa em exposição em Encamp

Destaques

Acolheu no dia 9 e até ao dia 30 de novembro, na sala de exposições do Comú d’Encamp, a inauguração da exposição fotográfica INTEGRADOS, uma iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra, em colaboração com o município de Encamp.

A inauguração decorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de Laura Mas, Presidente da Câmara e os Vereadores Nino Marot, Xavier Fernàndez e Andreu Riba. Laura Mas agradeceu aos impulsores do trabalho cultural o fato de regressarem à paróquia d’Encamp ressaltando a beleza das duas fotografias que correspondem à cidade de Encamp, as capelas de Sant Romà de les Bons i a de Sant Romà de Vila.


Por sua vez José Luis Carvalho, diretor artístico do Grupo agradeceu ao município terem acolhido a exposição e pelo interesse em divulgar a recolha fotográfica com o traje popular português no espaço do Comú.
No final dos discursos, autoridades e assistentes puderam apreciar o vídeo com as imagens das sessões fotográficas e a continuação degustar petiscos onde não faltou o vinho do Porto e as típicas cavacas.

A exposição itinerante e o documental foram inaugurados no mês de fevereiro na sede do Ministério de Cultura andorrano. Nos últimos meses já percorreu as cidades de Andorra la Vella, Ordino, La Massana, Canillo, sendo apresentada em Encamp, no dia 4 de dezembro segue para a cidade de Pas de la Casa, junto à fronteira com a França.

A exposição está formada por 14 fotografias que integram o traje popular português do Alto Minho no património arquitetónico do Principado de Andorra, “recolhendo um par de espaços por paróquia e recriando atividades do dia a dia das gentes do norte de Portugal.”
O calendário de atividades da coletividade portuguesa sediada no Principado, continua no próximo sábado, com o tradicional Magusto onde não faltarão as castanhas portuguesas, caldo verde e o tradicional vinho verde.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...