No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

“Aqui na Guatemala não há muitos portugueses (…) faço vídeo chamadas com o meu pai todos os dias”

Destaques

Do tempo na Comissão Europeia – Na Grécia, com os aviões do nosso projeto piloto que foram ajudar a combater os enormes incêndios no arredores de Atenas.

EXCLUSIVO

Nome: Vera Goldschmidt Ferreira
Idade: 55 anos
Profissão: Assessora Regional para o ciclo de programa humanitário na OCHA na América Central/Oficial de Assuntos Humanitários, Nações Unidas, Guatemala.
Há quanto tempo vive fora de Portugal: Mais de 16 anos
O que faz para matar as saudades: Falo todos os dias em vídeo chamada com o meu pai. E falo com a minha família várias vezes durante a semana. Felizmente as tecnologias já nos permitem fazer vídeo chamadas, tenho grupos do Whatsapp. Tenho a SIC, a Opto, leio os jornais portugueses. O mundo está muito pequeno hoje em dia e tenho grupos de amigos portugueses um pouco por todo o lado. Quando estava em Bruxelas tinha, e tenho, um grande grupo de amigos portugueses, que são todos funcionários da União Europeia, e da Comissão Europeia. Em Genebra tinha e continuo a ter um grupo quase todo, ou todo das Nações Unidas.

Havia um diplomata português, de resto éramos todos funcionários das Nações Unidas. Jantávamos juntos todas as semanas. Aqui somos três colegas da ONU, estamos quase sempre juntos. É uma forma de termos Portugal mais perto. E eu só estou fora da Europa há dois anos, na altura Portugal estava muito perto.

Na Guatemala não há grande número de pessoas e restaurantes portugueses. Vivi em Genebra, e estávamos a falar quase sempre português. Aqui na Guatemala há uma pastelaria que vende uns pasteis de nata, e há vinho português no supermercado. Também há loiça portuguesa em lojas das especialidade. Os pratos que eu tenho em casa, e que uso todos os dias, são comprados na Guatemala e feitos à mão em Portugal.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...