No menu items!
8.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

As Janeiras já são “tradição”

Destaques

A tradição portuguesa das Janeiras, a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal com sede no Principado de Andorra, terminou ontem (28 janeiro) com a 17ª edição, tendo visitado cerca de duas dezenas de estabelecimentos comerciais, igrejas e casas particulares no Principado e em Espanha.

Foi durante três fim-de-semana, que os trinta membros do Grupo trajados para a ocasião, desafiaram as baixas temperaturas para levar a tradição portuguesa de cantar as Janeiras, num ambiente de confraternização entre a comunidade portuguesa e a sociedade andorrana em geral.


“A edição deste ano começou no dia 13 de janeiro na Igreja de Santa Eulália de Encamp onde o Grupo participou na eucaristia dominical dedicada à família e conclui esta manhã na Catedral de Santa Maria d’Urgell, em Espanha, na presença do Arcebispo e CoPríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília que teve o pormenor de proferir fragmentos da homilia em português.” Conforme nota de Imprensa.


Esta iniciativa mereceu destaque nos vários meios de comunicação, televisão, rádio e imprensa, que fizeram difusão da cultura portuguesa e da constância do Grupo em preservar as tradições populares. Elogios também por parte do público que assistiu às Janeiras por onde passaram, quanto à juventude que o integra e por dinamizar musicalmente as eucaristias.


Na próxima sexta-feira o Grupo irá acolher na sua SEDE a Janeiras a cargo do Grupo de Folclore dos Residentes do Alto Minho em Andorra que também tem percorrido as ruas do Principado para promover os cânticos tradicionais.


Fundado a 1 de maio de 1996, o Grupo de Folclore Casa de Portugal inicia o calendário de atividades 2024 de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra e além fronteiras, tendo agendado para o mês de março a participação no 2º aniversário da Associação Portuguesa dos Pirineus Orientais em Perpignan (França), o Festival Internacional de Folclore em maio, o mercado tradicional O Feirão em Julho e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...