No menu items!
16.5 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 22 Maio 2024

Assinatura de protocolo entre Câmara de Carregal do Sal e “Sousa Mendes Foundation US”

Destaques

EXCLUSIVO

Na manhã do dia 18 de janeiro, na Embaixada de Portugal, em Washington, Paulo Catalino presidente da Câmara de Carregal do Sal e Olivia Mattis presidente da “Sousa Mendes Foundation US” assinaram um protocolo/acordo de cooperação entre estas duas entidades. Com o objetivo que a Fundação ceda alguns artefactos ao futuro Museu português, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, segundo fonte da nota de Imprensa da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Durante a parte da tarde, foi patrocinado pelo Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, e os congressistas Jim Costa e David Valadão no mesmo dia houve um evento no Capitólio, no qual os Humanistas portugueses, Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garrido, Teixeira Branquinho e Padre Joaquim Carreira foram lembrados.

A razão da deslocação do autarca, Paulo Catalino, de Carregal do Sal no dia 18 de janeiro pela Embaixada de Portugal, foi no âmbito das comemorações do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, intitulado “Combater o antissemitismo: a vida e o legado de Aristides de Sousa Mendes”. O evento, aberto ao público, contou com a colaboração do Portuguese-American Caucus e do American Jewish Committee e, decorreu no Congresso Federal norte-americano. Comparecerem vários congressistas, assim como vários representantes da comunidade judaica, entre outros, havendo a sublinhar a presença dos copresidentes do Portuguese-American Caucus, Jim Costa e David Valadao e, do Rabbi Andrew Baker, Diretor-Adjunto para as Relações Internacionais no American Jewish Committee. , como avançado no Comunicado de Imprensa de Carregal do Sal.”

“O documento é caracterizado pela partilha de coleções, arquivos, biblioteca e outros materiais que sejam recolhidos, detidos ou propriedade da Sousa Mendes Foundation – SMF Collection e, que se destinam a ser expostos e/ou cedidos ao Museu Aristides de Sousa Mendes na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal. As partes acordaram ainda que o protocolo vigorará por todo o tempo em que durar o Contrato de Comodato da Casa do Passal, celebrado entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes e o Município de Carregal do Sal.”

João Crisóstomo, que se tem envolvido nestes casos há muitos anos, tem um projeto na qual está a ser planeado um evento em Nova Iorque em Abril próximo, celebrando o 70º aniversário da morte de dois grandes Humanistas, o português Aristides de Sousa Mendes e o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas, que além das muitas similaridades na vida morreram no mesmo mês e ano ( em 1954) . João Crisóstomo, deslocou-se a Washington para dar a conhecer este projeto ao nosso Embaixador daquela cidade Norte Americana, pedir o seu apoio para este evento.

Os eventos no dia 18, no decorreram no Congresso Federal norte-americano. Entre os vários contactos João Crisóstomo teve a “ocasião de fazer de rever Frank Ferreira, amigo de longa data, cujo contacto havia perdido e agora tive a grande satisfação de reencontrar.”

No dia seguinte estiveram residência do Senhor Embaixador, onde João Crisóstomo, teve a ocasião de lhe dar conhecimento e pedir o seu apoio para o evento que “tenciono levar a efeito em Abril em Nova Iorque”.

Em 2018 no salão da comunidade eslovena de Nova Iorque onde várias vezes “levei a efeito eventos relacionados com Timor Leste, Aristides de Sousa Mendes etc”. É de alguma maneira especial pois no mesmo evento estiveram o Embaixador Fezas Vitale sua esposa, agora nosso Embaixador no Vaticano; Milena Pires, então Embaixador de Timor Leste nas Nações Unidas; Maria de Fátima Mendes, ainda da família de Aristides Sousa Mendes, que era então a Cônsul Geral em Nova Iorque e é agora a nossa Embaixadora no Kazakistão, o franciscano/pároco Frei Krisolog e ainda Carlos Adão, Manuel Costa e Angelina, João Domingos e Fátima Domingos, membros da LAMETA. Recorda João Crisóstomo.

Ver Também

EXCLUSIVO: Lusodescente é Vereador do município Londrino de Lambeth

Diogo, nasceu em 1998 em Lambeth (o município londrino com mais falantes de português no Reino Unido), é descendente...