No menu items!
22.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 24 Junho 2024

“Associação Raquel Lombardi promove: Festival Internacional de Guitarras da Madeira”

Destaques

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi – ACSSRL, instituição de utilidade pública, organiza a 5ª edição do Festival Internacional de Guitarras da Madeira 2023, em quatro espaços culturais e museológicos do Funchal e Câmara de Lobos. A programação do evento decorrerá nos próximos dias, 26, 27, 28 de outubro e 1 de novembro, no Palácio de São Lourenço, no Museu Henrique e Francisco Franco, no Museu Cidade do Açúcar e na Casa da Cultura em Câmara de Lobos, respetivamente. A direção artística está a cargo de Luciano Lombardi.

“A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Câmara Municipal do Funchal, envolvendo cerca de três dezenas de artistas internacionais e mais de uma dezena de entidades parceiras.” O festival agrega uma diversidade de “estilos e géneros musicais, abrangendo desde o flamenco, a morna, o fado, à música clássica e erudita.”

A programação que se inicia hoje, dia 26 de outubro, no Palácio de São Lourenço, contempla várias atuações musicais, pelas 18h00, com guitarristas intérpretes de fado, morna, sevilhanas, tango, bolero, oriundos de Itália, Espanha, Venezuela e Portugal, entre outros.

Amanhã, dia 27 de outubro, a programação continua com a abertura oficial do festival, pelas 17h00, no Museu Henrique e Francisco Franco, seguindo-se nova performance musical com concerto de guitarras. No sábado, dia 28 de outubro, o programa prossegue no Museu Cidade do Açúcar, pelas 18h00. O Festival conclui a série de concertos, no dia 1 de novembro, pelas 18h00 na Casa de Cultura de Câmara de Lobos.

O Festival Internacional de Guitarras da Madeira presta homenagem ao Maestro da Guitarra Alirio Diaz, por ocasião do seu nascimento. Este tributo especial irá contar com a presença do diretor artístico da Fundação Alirio Diaz, do Consorzio i Castelli della Sapienza e de vários diretores artísticos de festivais europeus, nomeadamente, dos festivais de Verona e Essonne-Paris, do festival Jazz di Zagarolo, e dos festivais de guitarras de Catagnia, Piedimonte San Germano, Tramonto a Serrone, Fiuggi, Rust, Via del Grano Eboli, entre outros. Senio Diaz, filho do maestro homenageado, é o convidado especial.

Também neste âmbito, os estudantes da Licenciatura em Turismo do Instituto Superior de Administração e Línguas terão oportunidade de participar em visitas orientadas aos espaços culturais acolhedores do evento.

Raquel Lombardi, Presidente e Fundadora da Associação ACSSRL, dá conta que “este festival reflete o compromisso contínuo da Associação na promoção das artes, no estímulo à criatividade e na construção de pontes culturais entre diversos países, alicerçando laços de solidariedade na comunidade”.

A responsável associativa, acrescenta que “este festival não apenas celebra a excelência musical, mas também destaca a importância das artes na construção de sociedades ricas em cultura, comunicação, inovação e solidariedade como é um testemunho do poder duradouro da música e das artes na construção de comunidades culturalmente ricas, sempre com um olhar solidário para aqueles que mais necessitam.”, destaca a responsável. O projeto visa o estabelecimento de redes colaborativas e a promoção da troca de experiências entre profissionais oriundos de diferentes espaços geográficos, que vêm, dos continentes Africano, Americano e Europeu.

De destacar que o evento incorpora uma dimensão solidária, que contempla uma campanha de solidariedade, prevendo-se uma angariação para apoio a uma doente oncológica. A Entrada nos eventos é livre, sujeita à lotação dos espaços.

Ver Também

Os Homens deste Governo que traíram os ex-combatentes

Este Governo tem os mesmos Homens que fecharam o centenário Instituto de Odivelas. Aguiar Branco numa coligação PSD/CDS, como ministro...