No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Austrália e Timor Leste: Visita de Paulo Cafôfo pela primeira vez

Destaques

No mês passado o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, realizou a sua primeira deslocação junto das comunidades portuguesas e luso descendentes na Austrália e em Timor-Leste.

A visita decorreu entre os dias 18 e 28 de março, e teve nos pontos da agenda contactos com autoridades locais, assim como encontros com “organizações associativas e membros da comunidade portuguesa, prestando homenagem a alguns representantes da comunidade e distinguindo algumas instituições”, cujo trabalho se tem vindo a evidenciar.

“Do programa na Austrália, assinalam-se encontros previstos com conselheiros das comunidades e da diáspora, professores da língua portuguesa, com funcionários diplomáticos portugueses e cônsules honorários. O SECP teve ainda a oportunidade de participar no Festival de Petersham, em Inner West Sidney, no conhecido “Bairro Português”.”

A agenda de trabalhos de Timor-Leste fez presente, para além da visita à Embaixada de Portugal em Díli, uma visita ao Centro de Aprendizagem e Formação Escolar, em Gleno, e ao Arquivo e Museu da Resistência.

A visita enquadrou-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o objetivo de “reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.”

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

Casimiro Gaspar na Casa do Gaiato de Maputo, meritória instituição a favor das crianças e jovens moçambicanos, que tem...