No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Bordallo Pinheiro e Vista Alegre a perfeita simbiose

Destaques

Numa parceria entre a Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, a mistura de técnicas e materiais dão vida a uma coleção onde o imaginário é servido à mesa e marca presença em cada detalhe. Numa única peça podemos admirar a “leveza da porcelana, enriquecida com a audácia da faiança e a translucidez do cristal.”

Na nova coleção The Meaning nasce um jardim secreto onde, por entre labirintos, clareiras, fontes e árvores, despontam graciosas flores e plantas, rodeadas de aves e insetos delicados. Um espaço de deleite e contemplação repleto de simbolismo e de elementos que se abrem continuamente a novas interpretações. Através de um conceito que se complementa de forma harmoniosa, este passeio onírico percorre peças em porcelana, cristal e faiança, enriquecendo o imaginário muito próprio de The Meaning.

The Sin

Este fruteiro foi criado a partir do recorte de uma grande taça em porcelana icónica da marca, inspirado por técnicas ancestrais da Vista Alegre, combinado com um pé escultórico Bordallo Pinheiro moldado e pintado à mão. É nele que encontramos a alusão ao mito de Adão e Eva, representado pela serpente e pela maçã, símbolos do pecado original cometido no jardim do Éden.

See Around

Tal como o cenário de um jardim clássico é marcado por elementos decorativos e arquitetónicos distintivos e complementares, também a jarra See Around é definida por duas peças que se harmonizam. Gravados a toda a volta na jarra em vidro verde e na jarra em cristal revelam-se, respetivamente, um delicado jardim e as arcadas majestosas de um claustro, criando uma interação visual surpreendente de qualquer ponto de observação. See Around permite-nos a entrada imediata num ambiente mágico que encerra múltiplos segredos

Galhetas

Integradas no universo da coleção The Meaning, estas duas galhetas, resgatadas da coleção Bicos, apresentam-se numa combinação inusitada de verdes. Uma coleção incontornável, tão clássica quanto irresistivelmente moderna, Bicos tem conquistado o mundo ao longo de gerações, e continua a surpreender e a seduzir. Estas galhetas remetem para a arte topiária e para os globos de pedra dos jardins clássicos, e por isso são parte integrante do imaginário da coleção The Meaning.

Peças Bordallo Pinheiro

Numa celebração bordalliana encontramos abelhas que atrevidamente pousam numa jarra, um rosto de leão que aparece na vegetação, uma libelinha mais atrevida que vai explorando o jardim, um bouquet de flores que surpreende ao desvendar uma terrina, uma hera que cresce num centro de mesa. Peças que, através da sua génese naturalista, numa faiança moldada à irreverência de Bordallo Pinheiro, entram nesta coleção como marcos que juntam o interior com o exterior, numa simbiose muito presente em toda a coleção.

Entre labirintos geometricamente organizados, próprios dos jardins franceses, espreitam flores, frutos suculentos e aves atentas a toda a vida que se vai desenrolando neste paraíso de porcelana. Coleção composta por prato marcador, sopa, prato principal, sobremesa, saladeiras, taças, chávenas de café, chá e todas as peças para que a mesa se apresente pomposa e irresistível.

Still Life

Inspiradas nas naturezas mortas do séc. XVII e nos vasos Império dos jardins, esta jarra e caixa apresentam um bouquet de flores em porcelana. O caracol simboliza o lar, e a borboleta, a metamorfose. Na caixa, decorada a preto e branco, a borboleta colorida aparenta ser o que origina a transformação. O biscuit bicromático e as flores esculpidas, coladas e pintadas à mão, refletem todo o saber-fazer e a excelência da Vista Alegre.

Pomum

Inspirada na macieira e no fruto que dela nasce, esta boleira exibe as cores e a pintura manual da faiança Bordallo Pinheiro, assim como a porcelana fina decorada e o vidro moldado e gravado manualmente, da Vista Alegre. Despertando o nosso imaginário coletivo, simboliza a vida, o amor, o conhecimento, a sedução e o desejo. É uma peça que, apesar de utilitária, se demarca pelo forte carácter decorativo, diferenciador e enigmático .

Minos

Os jardins neoclássicos e a sua busca pelo equilíbrio perfeito serviram de inspiração para a jarra e centro de mesa Minos. Na base de porcelana em biscuit está presente uma metáfora da vida através dos caminhos labirínticos, símbolos de frivolidade e do lúdico. Decoradas por um exímio trabalho de lapidação manual, nestas peças encontramos a simbiose perfeita entre cristal e porcelana, representativa do diálogo entre os elementos Terra e Água.

Bicos

Uma coleção incontornável, tão clássica quanto irresistivelmente moderna, Bicos tem conquistado o mundo ao longo de gerações, e continua a surpreender e a seduzir. Encontrando inspiração na arte topiária (a poda de plantas em formas ornamentais) e nos globos de pedra que encimavam os elementos arquitetónicos das fontes dos jardins clássicos – e por isso parte integrante do imaginário da coleção The Meaning – a nova linha de caixas Bicos apresenta uma versão totalmente transparente e uma segunda opção com fundo vermelho

Cisnes

De uma recriação do espólio da Vista Alegre nasce este conjunto de Cisnes que dão continuidade ao espírito naturalista da coleção The Meaning. Com o encanto próprio da natureza levamos um toque especial à mesa, seja para decorar com flores, usar como fruteira ou outra utilização que a criatividade dite.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...