No menu items!
16.6 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 19 Abril 2024

Candidaturas abertas: Prémio Literário Nortear 2024, para jovens escritores do Norte e da Galiza

Destaques

As candidaturas destinam-se a jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, que vai entre os 16 e os 36 anos, com obras escritas em português ou galego. As candidaturas estão abertas, até 19 de julho, para o Prémio Literário Nortear 2024. O concurso destina-se a jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco a oito mil palavras.

O prémio conta com uma dotação financeira de três mil euros e a publicação da obra em ambas as línguas. O vencedor da mais recente edição, em 2023, foi o galego Vicente Vázquez, com a obra “Profundo sen nome”.

As candidaturas estão disponíveis, até 19 de julho, na Plataforma Nortear. Este prémio é uma iniciativa conjunta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, da CCDR NORTE, IP, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia.

Chegado à sua 10ª edição, o Prémio Nortear destaca-se como espaço cultural único na Eurorregião e como plataforma de lançamento para os jovens escritores do Norte e da Galiza, incentivando a criatividade literária e a promoção internacional destas obras. Nas nove edições até agora realizadas, foram apresentadas cerca de 400 obras literárias.

Podem apresentar-se a concurso todas as pessoas com plena capacidade jurídica, entre os 16 e 36 anos, nascidos e/ou residentes no Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa – segundo o novo acordo ortográfico – e em língua galega – segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega – no género do relato curto.

Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira e Vicente Vázquez. Foram os nove vencedores das anteriores edições do Prémio Nortear.

Este projeto é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça, e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

Ver Também

EXCLUSIVO: O Mundo das grandes Indústrias Farmacêuticas

Fomos ao mundo das grandes empresas farmacêuticas a nível mundial e o destino levou-nos a Basileia, na Suíça, onde...