No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

“Casa-Museu Custódio recebe segunda fase da recriação do ciclo do milho”

Destaques

Amanhã, dia 7 de outubro, a Casa-Museu Custódio Prato, na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, recebe a segunda etapa da recriação do “Ciclo do Milho”, com a realização do corte e transporte do milho, culminando com a descascadela, tal como se executava, no concelho da Murtosa, nas primeiras décadas do século XX.

Assim, pelas 16H00, no terreno contíguo à Casa-Museu Custódio Prato, onde, em junho último, se lavrou e semeou de forma tradicional, realizar-se-á o corte do milho e o seu transporte, em carro de vacas, para o quinteiro da casa.

À noite, pelas 21H30, no quinteiro da Casa-Museu Custódio Prato, terá lugar a cascadela, ou desfolhada, tradicional, com o transporte das espigas para eira e a colocação da palha no cabanal.

A iniciativa é organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro e procura exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes marinhoas.

O evento tem entrada livre e está incluído no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...