O Clube Unesco da Maia associou-se às comemorações do 25 de Abril de 1974. A evocação de tão marcante data, que teve lugar no dia 8 de maio, na Sede do Clube, contou com a palestra, Pires Veloso e a independência de São Tomé e Príncipe, proferida por Adília Fernandes.

A sessão foi aberta com as palavras de boas-vindas e a apresentação da oradora pelo Presidente, da Direção, Prof. Adriano Carvalho, seguindo-se uma breve abordagem do regime instalado antes da Revolução por Lourdes Graça.

A divulgação atempada e o interesse do tema em questão resultaram na presença de um grande número de assistentes, para além dos associados do Clube. Entre aqueles, destacou-se a da filha do General Pires Veloso, Helena Veloso, que enriqueceu o debate, muito participativo, com uma aliciante intervenção sobre as suas vivências com os pais, nomeadamente, em Moçambique.
Entre a assistência, foi gratificante “contarmos com antigos militares e com o representante da Liga dos Combatentes, entre outras personalidades que, de alguma forma, estiveram próximas do Senhor General, como o médico Seabra Rosmaninho”, o elemento da Comissão de Homenagem ao General Pires Veloso, Prof. Quinaz, ou o autor da obra Escravos do Paraíso, António Bondoso. O encerramento desta iniciativa esteve a cargo do Professor Raul da Cunha e Silva, Presidente da Assembleia Geral do Clube Unesco da Maia.
Adília Fernandes e Lourdes Graça