No menu items!
17.6 C
Vila Nova de Gaia
Domingo - 15 Setembro 2024

EXCLUSIVO: Cônsul de New Bedford e o seu papel na Costa Leste dos Estados Unidos

Destaques

Os Estados Unidos, foram um destino de eleição de emigração portuguesa vindos do continente e na sua maioria das ilhas, mais concretamente dos Açores. A procura de melhores condições de vida e a fuga à miséria, e falta de perspetivas de futuro, foram determinantes para se aventurarem em busca do “Sonho Americano”. Muitos conseguiram, a pulso, atingir patamares de excelência, com muito sacrifício, suor e lágrimas, deixando para trás famílias inteiras onde as saudades os acompanhava diariamente. Estivemos em entrevista com o Cônsul de New Bedford, Tiago Sousa, que nos explicou o que faz um Cônsul junto das suas comunidades, e como são as comunidades desta parte dos Estados Unidos.

O Cônsul começa por nos descrever que “um Cônsul deve prosseguir, sob supervisão do Embaixador e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e em articulação com a Administração Pública, a execução da política externa portuguesa na sua área de jurisdição consular, nomeadamente, na promoção e valorização de portugueses no país onde se encontra acreditado, na promoção e divulgação da língua e da cultura portuguesas, na promoção e no desenvolvimento das relações comerciais, económicas, culturais e científicas, entre várias outras funções.”

Consulado de Portugal em New Bedford

New Bedford, tem uma área consular como a maior e mais antiga concentração de portugueses e lusodescendentes da Costa Leste dos Estados Unidos, importa naturalmente apoiar e preservar a cultura e tradições portuguesas no seio de uma comunidade bem integrada na sociedade norte-americana, mas orgulhosa da sua herança cultural, além do ensino da língua portuguesa.

O Cônsul é diplomata de carreira há cerca de 20 anos, e nessa qualidade, “procuro ter uma política de proximidade com a Comunidade e as suas associações, participando nos seus eventos e apoiando-as sempre que necessário.” Dando ainda apoio ao ensino da Língua portuguesa, que através do Camões IP tem em Massachusetts uma rede bem consolidada, onde se promovem eventos de divulgação da cultura portuguesa.

Estão inscritos no consulado cerca de 42 mil inscritos, “o que não corresponde à totalidade da nossa comunidade, que é consideravelmente maior.” Refere o Cônsul. Promovem as tradições e cultura portuguesas, apoiando e estando presente nos eventos promovidos pela Comunidade.

Na área consular de New Bedford “temos uma emigração consolidada,” tendo a última grande vaga de emigração ocorrido nos anos 80. A emigração portuguesa, oriunda sobretudo dos Açores, decaiu com a desindustrialização que se verificou em cidades como Fall River, New Bedford ou Taunton. A sociedade norte-americana de hoje valoriza “a nossa emigração”, que conseguiu subir a lugares de destaque em todos os domínios. Os portugueses conseguiram deixar uma marca cultural muito visível na região, que se tornou parte da identidade desta área geográfica.

A mensagem que deixa aos emigrantes ali radicados, é de felicitações, pelo exemplo e pelos diversos casos de sucesso ali verificados. E a todos aqueles que pretendem emigrar. “Os nossos novos emigrantes encontrarão no Sudeste de Massachusetts uma região com forte marca portuguesa, e sentir-se-ão certamente em casa, tal “como eu me senti quando cheguei a New Bedford, há um ano atrás.” Termina o Cônsul Tiago Sousa.

Ver Também

Monumentos a Camões na Diáspora: símbolos identitários das comunidades portuguesas

2004 é o ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Camões, o maior poeta português e símbolo cimeiro...