Amantes das corridas de obstáculos vão reunir-se em Grijó ao longo da serra de Bornes para uma prova que vai para a II edição e que representa, também, um impulso turístico para o concelho.

A prova tem o nome de uma espécie emblemática da fauna local e simboliza os objetivos da competição. O Corço Challenge tem encontro marcado com os atletas de OCR, uma modalidade de corrida de obstáculos, mas também com todos que queiram desafiar os seus limites e passar um dia envolto nos encantos da natureza da serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros.
A organização, a cargo da Associação Grijó +Jovem, contando, também, com o apoio da Câmara Municipal e do Turismo do Porto e Norte, está à espera de cerca de 300 participantes para esta II edição, com data marcada para 1 de junho. São 10 quilómetros, com mais de 25 obstáculos para ultrapassar, que vão ser percorridos por participantes vindos de todo o País.
“Identificámos as atividades ligadas à natureza e à aventura como produtos estratégicos a desenvolver no concelho, face às condições naturais de que dispomos. Este Corço Challenge, que foi um sucesso na primeira edição, é um exemplo de como com uma oferta estruturada podemos impor-nos como um destino apetecível, dando a conhecer tudo o que temos para oferecer em termos de património cultural, arquitetónico, recursos naturais e gastronomia”, defende Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.
Durante a prova, os participantes irão passar por uma zona de obstáculos concentrados. É um dos pontos altos do Corço Challenge, a que o público pode assistir de perto, testemunhando a dureza da prova e a superação de cada participante. No trajeto definido, os atletas passam, ainda, pelo Cercado do Corço, que é uma espécie de laboratório vivo dedicado à preservação e reprodução do corço. Com 25 hectares de área e uma população de cerca de 22 animais, este espaço é essencial para o estudo e conservação da biodiversidade na região.
MSImpacto