No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

CPLP: Rede de Embaixadores Alumni UTAD reforçam laços

Destaques

Queremos promover o desenvolvimento de parcerias com entidades públicas e privadas, com associações empresariais e comerciais, federações e confederações do espaço da CPLP, as quais, no âmbito da sua responsabilidade social, vão apoiar e financiar este projeto”, sublinha o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estreita laços com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), lançando um programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em diversas áreas-chave, da educação às engenharias, da saúde e bem-estar à economia e gestão. Esta iniciativa conta com o envolvimento de várias empresas da CPLP. Refere a CPLP.

Na sexta-feira, véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) veio reforçar a sua ligação com a CPLP, lançando um programa de bolsas de estudo, para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em áreas-chave para o desenvolvimento dos seus países.Com arranque previsto para o ano letivo 2024/25, este programa será apadrinhado por várias entidades da CPLP.

O secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e o Presidente da União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, Filipe Lourenço, a quem será atribuído o título de Embaixador Alumni da UTAD para a CPLP. O programa incluiu ainda visitas a laboratórios, ao Museu de Geologia e contactos com estudantes da UTAD oriundos dos países da CPLP.

Lançada em março, a Rede de Embaixadores Alumni UTAD conta já com 37 embaixadores, que são naturais e/ou residem em 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia. Filipe Lourenço, licenciado em engenharia civil pela UTAD, será o mais recente embaixador e ficará responsável por apoiar a implementação deste programa de bolsas, estreitando a ligação entre a UTAD e as empresas da CPLP. Em 2018, Filipe Lourenço fez nascer a União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, com objetivo de promover e dinamizar as relações entre jovens empresários e empreendedores, assim como com as Uniões, Associações, Federações e Confederações no âmbito espacial da lusofonia.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

Casimiro Gaspar na Casa do Gaiato de Maputo, meritória instituição a favor das crianças e jovens moçambicanos, que tem...