No menu items!
22.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 24 Junho 2024

Criação de soluções inovadoras e de emprego científico em Portugal

Destaques

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou o Instituto Politécnico de Santarém. E comprovou, em Santarém, a aposta das instituições de ensino superior e das empresas em parcerias que permitem desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), baseadas em soluções inovadoras e, em simultâneo, a criação de emprego científico.

Elvira Fortunato visitou o Instituto Politécnico de Santarém, no qual ficou a conhecer o futuro Centro de Valorização de Transferência de Tecnologia, através do qual aquela instituição pretende apoiar as empresas da região.

Santarém tem-se destacado pela produção de conhecimento e criação de empresas em redor das comunidades de insetos e o seu aproveitamento para a criação de soluções, processos e produtos disruptivos que respondam a desafios emergentes. “Trata-se de empresas responsáveis pela produção, entre outros, de fertilizante e óleo de inseto, proporcionado uma economia circular, assente nos princípios da sustentabilidade.”

As empresas The Cricket Farming Co. e a Entogreen, visitadas pela Ministra, são dois exemplos da aposta feita em atividades de I&D e no acolhimento de doutorados em ambiente não académico. Por exemplo, “a EntoGreen emprega mais de 40 pessoas, das quais uma dezena são recursos altamente qualificados.”

As duas empresas, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, são parte integrante da Agenda Mobilizadoras InsectERA, desenvolvida no âmbito do novo setor bioindustrial dos insetos.

Ver Também

Os Homens deste Governo que traíram os ex-combatentes

Este Governo tem os mesmos Homens que fecharam o centenário Instituto de Odivelas. Aguiar Branco numa coligação PSD/CDS, como ministro...