No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

“Crianças do IPO Porto pintam superpoderes e expõem no Castelo da Feira durante Perlim”

Destaques

Projeto colaborativo sensibiliza para cancro infantil. As crianças do Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), em regime de internamento e consulta externa, foram desafiadas a partilhar, através da pintura, o seu olhar sobre os superpoderes associados aos diferentes ciclos de tratamento do cancro infantil e às quatro estações do ano. O tema central da 15ª edição de Perlim, parque temático natalício de Santa Maria da Feira.

O processo de criação artística desenvolve-se ao longo desta semana e os trabalhos serão expostos no Castelo da Feira (Santa Maria da Feira) durante o evento, que acontece entre 25 de novembro e 30 de dezembro.

Esta exposição é uma das quatro ações que dão corpo a um projeto colaborativo entre o Município de Santa Maria da Feira e o IPO Porto, no âmbito de Perlim, que iniciou com a visita das mascotes ao internamento e consulta externa da Pediatria, que teve lufar no dia 10 de novembro, onde distribuíram abraços e resgataram sorrisos.

A exposição “Os Superpoderes das 4 Estações” é um espaço de liberdade e criatividade, onde crianças internadas ou acompanhadas na consulta externa expressam, através de cores e símbolos, um paralelismo ou interligação, “ainda que subtis ou implícitos”, entre os superpoderes associados aos diferentes ciclos de um tratamento oncológico e as quatro estações do ano.

Durante todo o período de Perlim, o Castelo da Feira estará transformado no “Castelo da Fada Piri”, onde mora a conselheira-mor do Pai Natal, sempre pronta a ouvir os sonhos e os desejos dos meninos e meninas que por lá passam. O ex-líbris feirense será, por isso, o local perfeito para acolher esta exposição de trabalhos feitos por crianças que, tendo sonhos e superpoderes como todas as outras, enfrentam desafios maiores para vencer a batalha do cancro infantil.

Os pequenos artistas vão expressar a sua arte em “telas” especiais – réplicas em cerâmica da Fada Piri, com cerca de 30 cm de altura – produzidas de forma artesanal para esta exposição, que estará patente na Sala. D. Manuel.

Esta ação contempla ainda a captação de imagens do processo criativo e a recolha de testemunhos das crianças, equipa educativa e corpo clínico da Pediatria, para edição de um vídeo que acompanhará a exposição.

A visita de um grupo de crianças a Perlim, em dezembro, com passagem obrigatória pela exposição no Castelo, marcará o fecho deste primeiro projeto colaborativo do Município com o Instituto.

Com a concretização destas ações, Perlim reforça a sua intervenção em matéria de responsabilidade social, percurso iniciado com o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, onde também leva alegria, afetos e bem-estar às crianças da Maternidade e Pediatria, e respetivas famílias.

A sensibilização para o cancro infantil, alicerçada nos superpoderes das crianças, assume particular relevância na missão de “despertar consciências” para uma realidade que também toca de forma expressiva o concelho de Santa Maria da Feira.

Entre 2018 e 2023, o IPO Porto registou 47 doentes oncológicos pediátricos residentes no território feirense. Em 2023, são 28 as crianças e jovens do concelho em seguimento no Instituto Português de Oncologia do Porto.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...