No menu items!
10 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira - 23 Janeiro 2025

EXCLUSIVO: Cristina Marques: “Uma noite que enche o coração”

Destaques

Todos os anos no início do mês de dezembro, os utentes da Luso Canadian Charitable Society apresentam um espetáculo para mostrar que as deficiências não os impedem de celebrar o natal com a família e os amigos. O Jornal Comunidades Lusófonas foi convidado ao evento para partilhar este momento mágico para além das fronteiras.

É sábado dia 7 de dezembro e Toronto está a ficar a cada minute mais branco. É a conduzir lentamente que chego ao Gerry Gallagher Hall onde a Luso Canadian Charitable Society organiza a sua noite de talentos, ou seja a celebração das habilidades dos utentes da associação. Ao chegar à sala de espetáculos, já se houve muito barulho. Pessoas a conversar, a abraçar-se como se não tinham visto há muito tempo e sobretudo muitos risos e gargalhadas. “Bem-vindo”, lança um dos utentes com um sorriso às pessoas que vão entrando. “Os médias ficam na mesa 30”, indica-me uma senhora à entrada.


A sala é grande; muito mais do que o que estava à espera e já está quase cheia. Na frente há um palco onde vão aturar os utentes daqui a alguns minutos. A temática da noite vai ser as músicas dos anos 50 e 60 como assinala um cartaz ao lado do palco. Ouço alguns utentes a falar para os amigos e familiares do que vão fazer dentro de alguns minutos. Há uma grande excitação nas suas vozes e nas conversas em geral que se propaga pela sala toda.


Numa mesa perto da minha, vejo a Cristina Marques, uma das responsáveis da associação, com quem tinha conversado umas semanas atrás sobre as novas obras feitas num dos centros da Luso Canadian Charitable Society. “Para mim, o natal começa hoje! Este evento não é qualquer um, é uma noite que enche o coração”, conta a Cristina com muita emoção na voz. Ela explica também que os utentes treinaram desde o verão para o espetáculo. “Se nem todos têm a capacidade de subir ao palco, participam todos à maneira deles. Ou seja, uns no palco e outros em frente”, adiciona alegre. A nossa conversa acaba aqui e vou rapidamente para a minha mesa porque o espetáculo está prestes a começar.


Uma das trabalhadoras da associação sob ao palco e introduz os utentes que vão começar a primeira atuação. Após terem subido ao palco, houve-se a música do Elvis Presley Only You. Um dos utentes começa a fazer playback enquanto os outros dançam à volta dele. Uma vez que a atuação acaba, a sala enche-se de aplausos e de assobios. Os utentes estão tão excitados quanto as famílias e os amigos presentes. Todas as pessoas tem um sorriso nos lábios e eu também sinto um sorriso crescer ao longo das atuações. Entre dança, playback e piadas parece mesmo noite de natal numa sala cheia de famílias de origens diversas mas que têm um ponto em comum que os une: o amor que sentem pelos familiares com deficiências complexas.


Para a Cristina e todos os que trabalham na Luso Canadian Charitable Society, esta noite não é só um momento para festejar o fim de ano e as habilidades dos seus utentes, mas também uma noite que mostra que todos temos um lugar na sociedade. E nesta sala numa noite onde não para de nevar, o tempo parece suspenso nos sorrisos das famílias, dos amigos e dos utentes.

Andreia Saraiva / Correspondente em Toronto (Canadá)
Ver Também

EXCLUSIVO: AICP – Academia Internacional da Cultura Portuguesa, às portas do 60º aniversário

O Jornal Comunidades Lusófonas esteve à fala com a Presidente Maria Regina Mongiardim da (AICP), Academia Internacional da Cultura...