No menu items!
22.4 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 18 Julho 2025

“Cultura popular e gastronomia portuguesas no maior escaparate de Andorra”

Destaques


Decorreu neste fim-de-semana (26 e 27) a 45ª edição da “Fira d’Andorra la Vella”, um “certâmen” multissectorial que contou com cerca de 80.000 visitantes. Integrado no recinto da feira decorreu também a 13ª edição da “Fira d’Associacions”, um espaço dedicado ao movimento associativo do Principado, no qual o Grupo de Folclore Casa de Portugal marcou presença mais um ano reafirmando a presença portuguesa no “certâmen”.

Nesta edição o stand do Grupo foi decorado com motivos alusivos à Romaria d’Agonia em Viana do Castelo numa clara dedicatória à geminação que Andorra la Vella e Viana do Castelo celebraram há poucos meses a esta parte. Um claro agradecimento também às lavradeiras do Grupo que têm participado no Desfile da Mordomia e no Cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia.


A cultura gastronómica portuguesa estava repleta de produtos elaborados pelos membros do Grupo como, bolinhos e pataniscas de bacalhau, rissóis, broa, enchidos, pasteis de Belém e todo tipo de bolos caseiros e bom vinho verde que fizeram as delícias ao inúmero público que visitou durante três dias a Fira.


Entres outras personalidades, passaram pelo stand do Grupo de Folclore Casa de Portugal o Presidente do Parlamento de Andorra, Carles Ensenyat, o Primeiro Ministro de Andorra, Xavier Espot, a Ministra da Presidência, Conchita Marsol, a Ministra de Assuntos Sociais, Trini Marin, o Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Andorra la Vella, Sergi Gonzalez e Olalla Seguin, respetivamente, e o Cônsul Geral de Portugal, Duarte Pinto da Rocha.


No espaço exterior a cultura popular esteve representada no sábado ao final da tarde pelo Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal que apresentaram dança e cantigas do Alto Minho.


Concluída uma nova edição da maior montra comercial e cultural do Principado de Andorra o balanço foi muito positivo e a representatividade portuguesa no stand do Grupo de Folclore Casa de Portugal esteve patente ao mais alto nível.


José Luis Carvalho
Presidente
GFCP
Principado de Andorra

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

Exclusivo: Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, “não basta ajudar, temos de integrar”

O Jornal Comunidades Lusófonas esteve em entrevista com o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa que já conta com 160...