O presidente da República Daniel Chapo, exortou os moçambicanos no país e na disporá a celebrar as festividades do jubileu dos 50 anos da independência nacional que se assinalou esta quarta feira, 25 de Junho de 2025, afirmando que a festa é de Moçambique e de todos os moçambicanos.

Mais de 30 chefes de estados e do governo, de vários países participaram na efeméride no estádio nacional da Machava, na cidade da Matola em Maputo, na presença de mais 40 mil pessoas que acompanharam a cerimónia.
Moçambique comemora o jubileu dos 50 anos da independência, no meio de vários desafios, como a insegurança na região norte, da província de Cabo Delgado, que está sendo afecado pelo terrorismo desde em 2017.

Durante o discurso do presidente da república de Moçambique, Daniel Chapo, apelou os cidadãos a fazem dos 50 anos da independência um momento de festa e de reflexão face, aos desafios enfrentados pelo país, firme na continua luta da independência económica para os próximos 50 anos da efeméride.
Apesar do terrorismo no norte da província de Cabo Delegado, alterações climáticas que provocam estiagem de seca em alguns pontos, ciclones e inundações quem assolam severamente o país, o chefe de Estado moçambicano, afirmou que Moçambique tem estado a registar um progresso assinalável.
Chapo, apontou a expansão das infraestruturas escolares, a rede sanitárias e expansão da corrente elétrica da rede pública nacional, nas vilas e nas zonas rurais como sendo um dos marcos que resulta dos 50 anos da independência nacional proclamada no dia 25 de Junho em 1975. Alguns cidadãos entrevistados pela nossa reportagem defendem a união entre os moçambicanos para a consolidação da paz e da unidade nacional.
Lázaro Baptista – Correspondente em Moçambique