Este sábado (dia 18 de maio) assinalou-se o Dia Internacional dos Museus. Na data em que se assinalou o Dia Internacional dos Museus. A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, anuncia novas políticas para garantir a facilidade de acesso aos espaços e programas culturais. Uma medida inscrita no Programa do Governo a que a ministra da Cultura vai agora dar tradução.
Destacando o papel fundamental dos museus na “formação cultural, artística e científica” dos portugueses, Dalila Rodrigues defende que “a conservação, o estudo e a divulgação das coleções devem ser complementados com uma programação diversificada, qualificada e adequada à participação de todos”.
“É fundamental promover o conhecimento e o pensamento crítico. É fundamental democratizar o acesso aos museus e dotá-los dos meios necessários ao cumprimento das suas missões, o que para mim é um imperativo”, sublinha a Ministra da Cultura.
O Governo vai, por isso, avançar com um conjunto de políticas públicas nesse mesmo sentido. A começar pela “garantia de maior autonomia aos dirigentes dos museus, monumentos e palácios”.
“A formação das equipas e a apresentação de programas que permitam aos portugueses uma mais generosa e democrática facilidade de acesso” será outro eixo de ação do Ministério da Cultura.
Neste Dia Internacional dos Museus, Dalila Rodrigues anunciou ainda a revisão da legislação e dos processos de classificação, aquisição e circulação das obras de arte e dos bens culturais.