No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Disponível Relatório Anual de Segurança Interna 2022

Destaques

O Relatório já está disponível no portal do Governo, onde se pode ver tudo sobre criminalidade, no tempo da Covid-19, e noutros contextos. Há gráficos sobre criminalidade, de maior e de menor incidência, e o mesmo conta com 285 páginas.

Às páginas tantas pode ler-se que “houve uma descida no crime de furto em veículo motorizado, burla informática e nas comunicações, e condução sem habilitação legal, mas houve um aumento na criminalidade do tráfico de estupefacientes e percursores”, refere o Relatório.

“O principal facto a registar é que, previsivelmente, face à plena retoma da atividade económica e social resultante do levantamento das medidas restritivas devidas à pandemia COVID19, que marcaram os anos de 2020 e 2021, observou-se em 2022 um aumento da criminalidade geral participada em relação ao ano anterior e da criminalidade violenta e grave na ordem dos 14%, em relação ao ano anterior”. Se, porém, se compararem os dados com 2019, o último ano pré-pandemia, verifica-se que a criminalidade geral participada aumentou apenas ligeiramente, 2,5%.

Relativamente à criminalidade violenta e grave, por seu turno, de 2019 para 2022 regista-se uma descida assinalável, de 7,8%.

Portugal continua a ser considerado como um dos países mais seguros do mundo, ocupando o sexto lugar no “ranking” mundial.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...