No menu items!
17.8 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 19 Abril 2024

Encontro internacional de projetos Erasmus+ promovido pela Associação Raquel Lombardi

Destaques

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi – ACSSRL, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL e a Escola Básica do 1º ciclo e Pré-Escolar do Monte, organiza o encontro internacional de projetos Erasmus+, que está a decorrer hoje, 12 de março, no auditório do ISAL. Esta primeira edição será dedicada ao conceito “Educational Europa”, contemplando a apresentação de projetos que versem a inclusão social, a cooperação escolar, o desenvolvimento de novas competências e aprendizagens e a utilização de recursos digitais.

O Programa contempla uma dezena de oradores de quatro países europeus.A iniciativa conta com a participação de uma dezena de palestrantes, investigadores e formadores, intervenientes nos vários projetos em discussão, oriundos de cinco países europeus, a saber, Grécia, Itália, Letónia e Portugal.

Raquel Lombardi, Presidente e Fundadora da ACSSRL, Sancha de Campanella, Vice Diretora Geral do ISAL e Marina Silva, Coordenadora Regional de Projetos Erasmus, da Agência Nacional Erasmus, intervêm na sessão de abertura do evento, aludindo para o contributo das organizações na implementação de boas práticas de inovação educativa e mobilidade no contexto europeu. Enumeram-se os principais oradores:

Andreia Carvalho e Cláudia Afonso (ISAL, Portugal), responsáveis pela coordenação dos programas de mobilidade Erasmus do ISAL, “Blended Intensive Programmes (BIPs), irão apresentar as conclusões do projeto “Include and independent learning strategies in digital environment”.

António Pimenta (Escola EB1/PE do Monte, Portugal) irá partilhar a sua experiência e aprendizagens desenvolvidas no âmbito de projetos erasmus.

Georgia Karagianni (Grécia) irá proferir uma comunicação sobre o projeto “E.S.S.E.N.C.E”, sobre a emancipação social e o empoderamento de adultos marginalizados, através da promoção da cidadania ativa, da consciência ecológica e da comunidade.

Daniele Trevisan (Itália) apresentará o projeto europeu IncludeMe, cofinanciado pelo Erasmus +, abordando o apoio às comunidades para a promoção da inclusão, nomeadamente através das ferramentas digitais e do desenvolvimento de metodologias de aprendizagem inovadoras.

Vanda Novokšonova (Letónia), apresentará o projeto de mobilidade de docentes ou educadores “Excellence Boost: Educational Excellence”.

Diogo Goes (ACSSRL, Portugal) irá apresentar o projeto “MailArt4 Seniors”, projeto socioeducativo promotor das aprendizagens ao longo da vida e do envelhecimento ativo, desenvolvido entre 2022-2023 pela Associação Raquel Lombardi, dirigindo-se a utentes da Casa São José, em Câmara de Lobos.

Refira-se que a Associação Raquel Lombardi é coordenadora regional dos projetos “IncludeMe”, “E.S.S.E.N.C.E.”, “Excellence Boost” e “MailArt4 Seniors”, cofinanciados pelo Erasmus +.

A iniciativa confere um certificado da organização, encontrando-se, atualmente, para acreditação pela Direção Regional de Educação para validação da atividade no âmbito da progressão na carreira docente. Aos docentes interessados solicita-se a inscrição junto das entidades organizadoras. A conferência tem a abertura oficial marcada para as 15h00 de hoje, terça-feira, 12 de março. A entrada é livre.

Raquel Lombardi, Chair do evento, Presidente e Fundadora da ACSSRL, destaca “a missão de responsabilidade social que este evento possui” revelando “projetos promotores da inclusão social no contexto educativo e através da propiciação de um espaço aberto ao debate e à reflexão sobre as melhores práticas de gestão nas organizações educativas”.

Associação Raquel Lombardi promove “Eco Escolas” regionais na Alemanha

De destacar, que no passado mês de fevereiro a Associação Raquel Lombardi, possibilitou a várias escolas da Região que possuem a “Bandeira Eco Escolas” de participarem na reunião transnacional do projeto “Wasteless” que decorreu na Alemanha, entre os dias 24 e 29 de fevereiro e reuniu parceiros de Portugal, Turquia, Roménia, Grécia, entre outros. A iniciativa visa “a adoção de práticas mais sustentáveis, em termos da redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem de produtos descartados, contribuindo para a eficiência energética e a preservação dos ecossistemas”.

Ver Também

EXCLUSIVO: O Mundo das grandes Indústrias Farmacêuticas

Fomos ao mundo das grandes empresas farmacêuticas a nível mundial e o destino levou-nos a Basileia, na Suíça, onde...