No menu items!
11.8 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Ensino Superior: Ano letivo 2023/24 vai ter mais vagas para estudantes carenciados e os emigrantes estão incluídos

Destaques

O próximo ano letivo de 2023/24 o ensino superior vai ter mais diversificação no acesso e um reforço de vagas para estudantes carenciados e emigrantes portugueses. São 54.311 lugares à espera de serem preenchidos.

Mais diversificação no acesso

“As instituições públicas disponibilizam 697 vagas destinadas aos concursos locais para ingresso em cursos de cursos de música, teatro, cinema e dança, 4387 vagas para candidatos maiores de 23 anos, 5853 vagas para estudantes internacionais, 2728 vagas para titulares de cursos superiores e pós-secundários; 2685 vagas para situações de mudança de curso, 1012 vagas para diplomados de vias profissionalizantes e 298 vagas para ingresso em Medicina por licenciados.” Os concursos de acesso são realizados diretamente junto das IES.

Mais oportunidades para estudantes carenciados

Foi criado um contingente prioritário de “estudantes carenciados economicamente, com 2038 vagas prioritárias para candidatos beneficiários de escalão A de ação social escolar”, em todas as instituições de ensino superior públicas.

Mais oportunidades para emigrantes portugueses

Foi alargado “o contingente prioritário para candidatos emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, de modo a ampliar as suas possibilidades de ingresso e melhor se compatibilizar com os prazos de conclusão dos anos letivos nos países de emigração.” Deste modo, estes candidatos mantêm a possibilidade de acesso na 1.ª fase (até 7% das vagas iniciais fixadas na 1ª fase em cada par instituição/ciclo de estudos) e 3,5% na 2.ª fase. Corresponde a cerca de 3800 vagas prioritárias.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel...