No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Época balnear: 2023 conta com 589 praias vigiadas e 394 com Bandeira Azul

Destaques

A época balnear de 2023 “vai integrar 589 praias de banhos, mais 4 do que no ano passado”. Estes são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores-salvadores, segundo a portaria publicada em Diário da República, “assinada pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e pelo Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires”.

O número pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas como tal nos termos da portaria, mas que à data não são classificadas como praias de banhos, passe a estar assegurada assistência a banhistas pela respetiva autarquia ou entidade gestora. “Em 2023 há um total de 658 águas balneares identificadas”.

A abertura da época balnear será faseada. A 15 de maio inicia-se em diversas praias do distrito de Faro, no Algarve, a 1 de junho abre a maioria das praias no centro e sul do país, e a 17 de junho seguem-se a maioria das praias do norte.

Nas águas interiores, (praias fluviais) o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho.

“Tal como na abertura, também o encerramento da época balnear será progressivo a partir do fim de agosto, prolongando-se até 30 de outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Porto Santo.”, conforme o comunicado.

Em termos de galardões, 394 praias foram premiadas com a Bandeira Azul (mais 1 do que em 2022).

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram em condições para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes”.

“A Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 29 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 29 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e de diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, e do envolvimento da Polícia Marítima”.

A aplicação Info Praia está novamente ativa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares.

Nesta aplicação podem ser definidas praias favoritas, galardões atribuídos, equipamentos existentes, bem como a ser notificado de informação atualizada da qualidade da água balnear.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...