No menu items!
11.3 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 2 Março 2024

Estudantes internacionais chegam aos 596 novos na Universidade de Trás-os-Montes

Destaques

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a instituição escolhida por 596 novos estudantes internacionais para o ano letivo 2023/24. Provenientes de 39 países, a maioria chega da Europa, África e América.

Atualmente, “temos mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo. Este número representa já 25% do total de estudantes da academia transmontana, o que confirma que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”, afirma o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.

Mais de metade dos novos estudantes internacionais está inscrita em mestrados e doutoramentos, sendo que as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e do Ambiente e as Tecnologias dominam as preferências. Em mestrados estão inscritos 59% dos estudantes, 4% em mestrados integrados e 10% em doutoramentos.

“Os dados revelam que 73% dos estudantes internacionais optam por frequentar o 2.º e 3.º ciclos de estudos, o que demonstra a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela Universidade”, revela.

A UTAD tem procurado internacionalizar a sua oferta formativa, apostando nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na diáspora portuguesa. “Muitos dos nossos estudantes vêm de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, mas continuamos apostados em contribuir para a promoção do conhecimento a nível global”, conclui Luís Ramos.

Ver Também

Solidariedade e empreendedorismo: as marcas do percurso de Casimiro Gaspar na Flórida

Casimiro Gaspar na Casa do Gaiato de Maputo, meritória instituição a favor das crianças e jovens moçambicanos, que tem...