No menu items!
17 C
Vila Nova de Gaia
Sábado - 19 Julho 2025

EurAfrican Forum 2025: Portugal recebe líderes africanos e europeus em Cascais, já estão confirmadas as presenças do presidente Marcelo Rebelo de Sousa e de Angola João Lourenço

Destaques
António Calçada de Sá Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa Diretor Geral e Vice-Presidente

Este ano o Fórum acompanha o tema “Transformar o amanhã: construir parcerias globais para cumprir a Agenda 2063”, a 8ª edição do evento reúne representantes de 11 países em nove debates sobre oportunidades de cooperação entre Europa e África.

O EurAfrican Forum 2025 apresenta a sua 8ª edição na Nova SBE, em Carcavelos – Cascais, nos dias 25 e 26 de julho. Promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, o evento contará com a participação do seu Presidente Honorário, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, e de Angola o Presidente João Lourenço, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

O EurAfrican Forum é uma plataforma de contacto internacional e softpower, orientada para o diálogo e colaboração pública e privada entre Europa e África. O objetivo é gerar oportunidades de cooperação apoiadas em ideias, propostas, realidades e projetos com interesse mútuo para os dois continentes.

Transformar o continente africano numa potência global do futuro nos próximos 38 anos é o propósito do plano estratégico de desenvolvimento “Agenda 2063”. Nesse sentido, o EurAfrican Forum 2025 vem reforçar a ambição da União Africana de autonomia e progresso, em estreita sinergia com os países europeus.

Com o tema “Transformar o Amanhã: Construir Parcerias Globais para Alcançar a Agenda 2063”, a 8ª edição do EurAfrican Forum reúne líderes de alto-nível de diversas organizações europeias e africanas em nove debates temáticos sobre “Comércio e Investimento”, “Segurança Energética”, “Mercados Globais”, “Tecnologia”, “Resiliência das Infraestruturas”, “Instituições Financeiras”, “Ecossistemas de Startups”, “Geopolítica” e “Políticas para o Progresso”.

Para António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, “a concretização dos objetivos da Agenda 2063 exige mais do que boas intenções – requer ação coordenada, parcerias sólidas e um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Neste contexto, o EurAfrican Forum 2025 torna-se um motor de colaboração estratégica entre a Europa e África, promovendo programas mutuamente reconhecidos e orientados para resultados concretos”. “A tecnologia e o conhecimento das empresas europeias não são suficientes para garantir impacto em África: é necessário construir uma verdadeira parceria entre iguais, apoiada por políticas públicas robustas e por uma agenda comum que reflita os interesses partilhados”, refere.

Entre os oradores confirmados estão Rita Laranjinha, diretora-geral para África da União Europeia, Florbela Paraíba, presidente de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Magda Robalo, ex-Ministra da Saúde da Guiné-Bissau, Rosário Bento Pais, embaixadora da UE em Angola, Mohamed Azzim, presidente da Fundação Aga Khan, Kwabena Ayirebi, diretora do Afreximbank, Monique Motty, consultora do African Development Bank, Funmi Olonisakin, vice-presidente do King’s College London, João Graça Gomes, membro do Conselho de Administração do World Energy Council, e Carlos Leiria Pinto, presidente do Banco Português de Fomento.

O evento conta ainda com a participação de oito membros do Conselho da Diáspora Portuguesa como coordenadores dos painéis, e três “Jovens Conselheiros” da Diáspora Jovem, no papel de cocoordenadores.

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

Manuel Carvalho: empresário e benemérito da comunidade portuguesa em Nova Iorque

O benemérito empresário de restauração luso-americano, Manuel Carvalho, acompanhado da esposa Jackie Carvalho, no âmbito das recentes distinções latino-americanas...