Nome: Manuel Machado
Idade: 60 anos
Onde vive: Burscheid (Alemanha)
Profissão: Chefe de logística, na Federal Mogul. E Conselheiro das Comunidades Portuguesas (CCP)
Há quanto tempo vive fora de Portugal: Desde 1987 (37 anos)
Como é que faz para matar as saudades de Portugal: Mato as saudade com muitas coisas, por exemplo, a gastronomia em casa não cozinhamos só comida portuguesa, porque também gostamos da comida alemã. Mas para matar as saudades a sério juntamo-nos alguns portugueses e familiares e cozinhamos comida portuguesa, que sabe sempre bem. E desta forma matamos bem as saudades.
Vou com alguma regularidade a Portugal, há uns anos desta parte vou umas quatro, cinco vezes a Portugal. Quando estou na Alemanha também faço muitas chamadas telefónicas, antigamente era mais difícil, pois não havia telemóveis, e só se podia fazer chamadas pelo telefone fixo, e sempre à noite. Hoje ligamos a qualquer hora, uma pessoa entra em contacto com um familiar, às vezes para perguntar ou para dizer alguma coisa, outras vezes, até para uma brincadeira.
Temos um grupo de família toda que estão em Portugal e os que estão fora e às vezes até se escrevem coisas a mais durante o dia. Mandam-se muitas mensagens, çpor vezes por coisas banais, só para manter o contacto, sentimo-nos mais perto. Hoje em dia os dias fora xde Portugal são mais fáceis.
Também tenho a televisão portuguesa, onde acompanho as notícias, alguns programas e o futebol, isso é sagrado, o futebol não pode falhar, mas também acompanho sempre as notícias do país.
Leio jornais portugueses através da Internet, na minha hora de pausa do trabalho, porque durante o trabalho não é possível. Também leio o jornal português aqui na Alemanha, há um jornal português que se chama Portugal Post. Sou assinante e recebo-o todos os meses, é um jornal em papel. Onde podemos acompanhar as notícias de Portugal e do Luxemburgo.