No menu items!
20 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 14 Outubro 2024

EXCLUSIVO: “…é sem dúvida fundamental e ajuda à vida de emigrante”

Destaques

Nome: Carlos Cunha Coutinho
Idade:
31
Profissão: Advogado
Onde vive:
Potsdam, Alemanha
Há quantos anos está fora de Portugal: cerca de 5 anos
Como faz para matar as saudades de Portugal: Há muito do que sentir falta quando se vive na Alemanha. Desde logo, o clima – não podiam ser mais verdadeiros aqueles versos cantados pelo Pedro Abrunhosa e Camané: “É tão cinzenta a Alemanha/ e a saudade tamanha”. A gastronomia portuguesa é incomparavelmente mais rica e saborosa, e a simpatia e empatia dos portugueses não tem rival, na minha modesta (e claramente isenta) opinião. Não poder ver o mar, como sempre o fazia e faço sempre que vou ao Porto, faz-me também muita diferença.

Felizmente, porém, acabamos por cozinhar “à portuguesa” em casa, com os ingredientes disponíveis, o que ajuda a ter um sabor a casa com frequência. Por outro lado, estamos bastante integrados na comunidade portuguesa em Berlim (aqui mesmo ao lado), indo com relativa frequência a eventos e jantares com portugueses, sempre com ementa nacional. Poder contactar com outros portugueses na mesma situação, partilhar experiências, ouvir a língua, enfim, expor os sentidos à cultura e ambiente português, é sem dúvida fundamental e ajuda à vida de emigrante.

Ver Também

Memórias da ditadura revisitadas no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

O historiador Daniel Bastos (esq.), acompanhado do fotógrafo Fernando Mariano Cardeira (ao centro) e do tradutor Paulo Teixeira (dir.),...