Em Portugal sempre esteve ligado à emissão, a sua vida foi a Rádio. Como locutor, animador, e repórter de terreno, também foi comentador de futebol, e já conta com uma experiencia de comunicação de 40 anos. Começou na Rádio Clube de Gondomar, perto do Porto. Passou pela Capital e terminou na Rádio Lidador. Seguiu para França, e é em Saint-Étienne que continua a sua profissão com o programa Novos Horizontes na Rádio Ondaine.

Fez o seu percurso profissional por várias rádios diferentes. Esteve numa rádio local, depois passou para a nacional. Desempenhou as funções como diretor da representação no Norte do país, com sede no Porto. Mais tarde decidiu aceitar o projeto de uma rádio de música Latina, onde esteve algum tempo, tendo mais tarde mudado para a Rádio Lidador.
Foi para França na altura da grande crise de 2009. Foram dois, três anos críticos em termos económicos e financeiros em Portugal. “Eu tinha duas opções, ou ficava e tinha sorte conseguir aguentar o barco, ou então, tinha que saltar e arriscar e emigrar”. Teve um convite para ir para França, em 2009.
“Foi uma escolha difícil, porque uma vida familiar e profissional já estabelecida em Portugal, ir para França, com muitas incertezas, e começar do zero, na prática, foi um pouco complicado.” Refere o Jornalista.
Houve algumas indecisões, mas com algumas pessoas conhecidas decidiu dar o passo e a partir daí, quando chegou a França, devido à facilidade que tinha na comunicação, através da sua experiência profissional na rádio, começou a criar uma estrutura em vários níveis: social, amizades, e conhecimentos.
Pouco a pouco começou a integrar uma emissão portuguesa que havia na região onde está inserido, que se chama Novos Horizontes. Também deu aulas em Associações para franceses, que pretendiam viajar e se instalar em Portugal. Ensinava o português básico com cursos que dava ao nível Associativo.
Hoje continua, ligado ao que sempre fez, e gosta de fazer, que é estar ligado ao mundo da rádio. E para além dos programas, faz reportagens e muitos eventos dinâmicos, na rádio francesa, mas com emissão em português.
A Rádio Ondaine e Novos Horizontes
Fernando é jornalista de profissão, frequentou o ensino superior em Jornalismo e Reportagem em Portugal, e possui carteira de jornalista.
Encontra-se a fazer um programa semanal de três horas na rádio Ondaine, com o programa Novos Horizontes, onde para além de passar música portuguesa de várias gerações, desde música popular portuguesa, música moderna, fado, e outros tipos de música, a música portuguesa está sempre presente, durante 3 horas de emissão.
Também têm algumas rubricas de desporto de Portugal, receitas culinárias portuguesas, e trabalha com alguns jornais, como é o caso do Luso Jornal, com quem regularmente divulgam informação da comunidade portuguesa.
Faz várias entrevistas a cantores, e personalidades de Portugal, políticos e empresários portugueses, alguns dos quais com uma carreira de sucesso em França. Que no fundo acabam por se sentir mais ligados a Portugal e às raízes lusas.
Os embaixadores da língua portuguesa em França?
“Modestamente eu acho que sim”. “Todos nós no fundo, aqueles que levamos a cabo algo em prol da Comunidade através da rádio, jornais, iniciativas, que visam o grande público, penso que é esse o caminho.” É um trabalho que visa matar um pouco a nostalgia daqueles que gostam muito de Portugal. “E que obviamente vê nestas formas de chegar a eles através da rádio.” Uma iniciativa, um concerto de fado, um espetáculo com um cantor, um jantar típico português com algumas especialidades. Todas as iniciativas que se levam a cabo visam, no fundo, chegar à comunidade portuguesa, na região. Esta saudade de Portugal para que o país fique um bocadinho mais perto também.
Em termos de auditório, “nós conseguimos detetar uma média por emissão anda à volta de uns quatro a cinco mil pessoas por emissão semanal.”
