Realizou-se no passado fim de semana de 18 e 19 de maio de 2025 a 24a edição do Festival das Culturas na cidade de Differdange no Grão-ducado do Luxemburgo.

Durante dois dias, a cidade de Differdange, terceira maior cidade do país encheu-se de alegria e animação com a apresentação de diversas culturas que se fizeram representar através de stands e de performances em 2 palcos montados para o efeito.

Esta edição realizou-se sob o tema da celebração da “diversidade” e contou com a representação de vários países do mundo, desde a península ibérica (Portugal e Espanha), áfrica (Cabo-Verde, Marrocos, Senegal) e América do Sul (Brasil) entre outros.
O festival ofereceu durante dois dias concertos, mostras de arte, workshops e degustações culinárias variados.

No centro da “cidade do ferro”, concretamente na zona pedonal e na “Place du Marché” entre as 12h e as 22h de sábado e as 12h e as 21h de domingo o público teve a oportunidade de descobrir diversas culturas e nessa viagem assistir a estilos musicais dos quatro cantos do mundo.
A gastronomia também esteve presente com diversos stands entre eles alguns que apresentaram a culinária portuguesa.

Destaque para a recém-criada “Associação das Gentes da Gândara” com sede nesta cidade e, que apresentou alguns dos pratos típicos daquela região. A região da Gândara situa-se no Centro Litoral Português que abrange cerca de 500 km2 onde domina o clima mediterrânico com influência do Atlântico e com gentes que sempre viveram tradicionalmente da agricultura e da pesca. O stand destacou a diversidade dos pratos típicos da Gândara onde os visitantes tiveram oportunidade de degustar as iguarias da cozinha típica dos pescadores dessa região.
Portugal fez-se representar com 4 stands onde não faltaram as típicas farturas portuguesas também muito apreciadas pela população luxemburguesa.
O festival abriu no sábado com um espetáculo de musica e dança tipicamente portuguesa realizado pelo grupo folclórico “As Tricanas de Differdange”.
A “Associação Marchas de Differdange” presenteou ainda o público no domingo com a apresentação de uma marcha popular portuguesa num dos palcos instalados para o efeito.
O festival das culturas de Differdange tornou-se um hábito e é sempre um sucesso pois, a cada ano que passa conta cada vez mais com a participação portuguesa que se apresenta assim a uma população multicultural de 30.000 residentes dos quais mais de 3.000 são portugueses.
Autoria: Liliana Bento, correspondente no Luxemburgo
