Acima está o avô português do senador Stern, Ed Mattos, e sua família enquanto trabalhava para a administração Kennedy como embaixador das artes
Fomos ao “encontro” de mais um luso-descendente em Terras do Tio Sam, e encontramos Henry Stern, atual político, Senador da Califórnia, que se mostra ser um homem de causas e empenhado em manter os laços da família, as preocupações ambientais, e o desempenho na comunidade para quem gosta de trabalhar: Uma sociedade mais equitativa e justa e maior respeito pelo meio ambiente, são alguns dos valores que defende. Tem orgulho das suas raízes lusas e judaicas, faz do Senador um homem com uma genética interessante. “Sou um luso-americano de 6ª geração. O bisavô do meu avô, Edward Mattos (que foi músico, professor e diplomata), era Frank Pimentel. Frank nasceu na Horta, Açores, em 1833, e imigrou para a Califórnia, onde se tornou Vigilante Noturno de Hayward, Califónia, e faleceu em 1917.” É o mote para o início da nossa conversa com este homem que adora o mar e a comida.
Em relação às suas raízes sente uma forte ligação à sua herança portuguesa, mas também se considera totalmente americano e judeu. “As minhas raízes portuguesas e judaicas são parte integrante de quem sou, e influenciaram os meus valores e perspetiva de vida.” A sua parte portuguesa surge através do amor pela comida e pelo oceano, mas também, de uma forma menos presente, na busca pelas raízes perdidas das comunidades judaicas que fugiram de Portugal através de lugares como Recife para os portos de Tuoro, em Itália, onde o a primeira sinagoga do país tem o nome da sua família: Mattos.
No que diz respeitos aos seus antepassados vieram da região dos Açores, em Portugal, mais concretamente da Horta.
Fez a sua carreira académica antes de se tornar Senador pela Califórnia, formou-se na Universidade Harvard, onde frequentou o curso de História Americana, bem como frequentou a faculdade de direito na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde se especializou em Direito Energético e Ambiental. “Também ensinei educação cívica para alunos do ensino secundário em Washington e frequentou e lecionou na Universidade da Califórnia (UCLA) em Direito em Berkeley.
Sempre se interessou pelo trabalho em prol da comunidade daí ter decidido seguir carreira na política porque é apaixonado pelo meio ambiente, servir a comunidade e causar um impacto positivo na sociedade. “Não é apenas um sonho, mas um compromisso com o serviço público que remonta a Hayward, no início dos anos 1900, onde o meu corajoso tetravô era vigilante noturno.” Explica o Senador.
O que lhe faz continuar a sua carreira política, é a sua família que lhe dá muito apoio. “Dão-me amor, cultura e comida. Sigo o ditado de que se você vê o seu caminho, esse não é o seu caminho, pois faz o seu caminho a cada passo que dá”. Nunca pensou que seria o primeiro millennial eleito para o Senado da Califórnia, ou que tomaria decisões que impactariam milhões. Não sabe aonde este caminho o levará, mas sabe que sempre se comprometerá ajudar as pessoas e a resolver problemas complexos que a nossa sociedade como um todo enfrenta, como o extremismo e a crise climática.
Gostaria de conhecer melhor Portugal, apesar de conhecer, mas adoraria saber mais sobre seus antepassados. Especialmente durante o período em que os refugiados judeus deixaram Portugal e fugiram para o Recife, onde tem conhecimento que o nome da sua família estava num manifesto de viagem e “deve ter passado algum tempo, como mostra a nossa investigação genética. O que aconteceu nesse período ainda era mistério para mim e quero saber mais sobre estas raízes judaicas escondidas em Portugal. Dito isto, passei a lua de mel com a minha adorável esposa em Portugal, onde, como surfista, testemunhei o poder da Nazaré, os sabores de Lisboa, como o restaurante de cogumelos, que me surpreendeu, e as cavernas profundas dos Açores, que me mostraram a terra em si é tão único quanto a própria nação.”
A mensagem que quer deixar aos emigrantes portugueses é que falem mais com os mais velhos. “Puxe o fio de onde vem”. A internet pode ser um bom aliado na procura das raízes, e é bom conhecermos a nossa história porque ela está sempre ao nosso alcance, “mas não é verdade”. Os detalhes são importantes. “Descubra de onde realmente vem e saberá quem você é.”
Henry Stern, homem da política norte-americana é um Democrata convicto, “alinho-me com os valores do partido de igualdade, justiça social e oportunidades para todos. Além disso, estou profundamente preocupado com a ameaça urgente das alterações climáticas e com a ameaça crescente do extremismo, incluindo o anti-semitismo.” Defende, e termina o Henry Stern.