No menu items!
10 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira - 23 Janeiro 2025

EXCLUSIVO: “Não chamo de sonho americano, mas sim luso-americano”

Destaques

Nome: José Costa Rodrigues

Idade: 28 anos

Profissão: Empresário

Onde vive: Austin, Texas

Há quanto tempo está fora de Portugal: 3 anos

O que é que faz para matar as saudades de Portugal: Enquanto trabalho oiço música portuguesa, nomeadamente fado me dá sempre muita motivação. Falo com a família por WhatsApp, fazemos vídeo chamadas, não há grande grande cultura portuguesa no Texas, mas tentamos estar próximos de um grupo de portugueses.

É um Estado muito diferente do que nós estamos habituados. É um Estado com muito pouca influência europeia, há outras zonas dos Estados Unidos que sabemos que têm muito mais essa influência e até há regiões em New Jersey, com muita influência portuguesa, aqui não há tanto. Não temos nenhum único restaurante português. De vez em quando juntamo-nos ao grupo de portugueses. Este sábado vamos ter um torneio de futebol em que reunimos oito ou nove portugueses para jogarmos contra outras equipas de americanos, futebol.

Não tenho número em concreto, de quantos portugueses vivem aqui no Texas, mas é uma comunidade que está a que a crescer muito e bem, e temos a sorte do Cônsul Honorário de Portugal no Texas, José Ivo, ser uma pessoa extraordinária e que tem feito muito por esta Comunidade.

Tem feito muita obra por esta comunidade portuguesa, estivemos em sua casa num encontro de portugueses em Houston, onde havia em abundância comida portuguesa, música portuguesa, foi um espetáculo. Eu fiz uma ceia portuguesa, comi nesse dia por uma semana!

O peixe faz tanta falta aqui no Texas, porque aqui não é bom, nada bom, portanto, e para ser sincero aqui nós tentamos refugiar-nos mais de um lado positivo, a carne é boa no Texas. Há muita influência, Tex Mex, não é bem mexicana, pois já está meia americanizada.

Mas quando vamos a Portugal por duas semanas no Verão e no Natal em Portugal, fazemos um Sprint de comida portuguesa.

Cada vez trazemos mais comida portuguesa, o azeite, queijos enlatados, muitas sardinhas enlatadas, e atum. O atum português é muito melhor. Damos por nós às vezes a abrir uma lata de atum e a deliciar-nos, que maravilha!

Mas já começamos a entrosar-nos cá. Já temos vários hobbies, no fim de semana aproveitamos ao máximo, pois durante a semana, é trabalho, trabalho, trabalho. E os fins de semana, tentamos fazer atividades, fazer desporto, vamos a um almoço com um grupo de portugueses, passear pelas cidades aqui perto. Tentamos, desfrutar do que há. Nunca será Portugal, como o nosso país que é único e maravilhoso, mas fazemos o melhor com o que temos cá. Acho que é tudo uma questão do Mindset, e de aceitarmos que estamos a viver aqui, que esta é a nossa casa e que também tem muitas vantagens.

Vamos duas vezes por ano a Portugal, mas a vida acaba por ser cá, os negócios também estão aqui. Não há voo direto até Portugal, e isso também condiciona. Vamos até Newark, e de lá segue-se para Lisboa.

A minha Mensagem que tenho para os portugueses que estão emigrados e para quem pretende emigrar, é que o sonho americano ainda está vivo e provavelmente está mais vivo do que nunca. Gosto de ser positivo e otimista em relação ao futuro. Eu sonhei durante anos e anos em vir para cá, e sempre me pareceu muito difícil.

Os vistos, encontrar emprego, criar uma empresa, sempre me pareceu tudo difícil, mas a verdade é que tudo é um obstáculo, como qualquer outro, que pode ser ultrapassado com resiliência. Eu acho que a vida aqui nos Estados Unidos é boa. As oportunidades são infinitas. É um país com muito por explorar, com muita beleza natural que às vezes sentimos falta, pois em Portugal, há em abundância.

Mas há muita coisa nos Estados Unidos. É um país muito vasto, com muita diversidade, e vale a pena buscar esta vida americana, mas o que eu acho que vale mesmo a pena e rezo, para que os meus filhos e a minha mulher possam beneficiar é de um sonho que eu não chamo de sonho americano, mas sim luso-americano. Ter-se um bocadinho de cada país, acho que é um balanço espetacular!

Ver Também

Hotel do Barrilário: Um dia dos namorados com vista de luxo para o Douro

O dia dos namorados está a chegar, com direito a almoço preparado para dois e ao jantar música ao...