Numa visita guiada ao “Fantástico Mundo da Sardinha” em Vila Nova de Gaia, a música, cores e cheiros remete-nos para um universo circense dos anos 40. Esta loja em particular abriu portas em 2022, e estão à disposição vários tipos de peixes enlatados, que vai desde à típica sardinha até ao salmão fumado. Há uma variedade de peixes que são preservados da mesma maneira. Esta loja em particular, está localizada à beira-rio, com uma vista deslumbrante sobre o Porto. Pela loja passam cerca de 700 ou 800 pessoas por dia, mas à sexta e ao sábado, são dias de maior afluência. “…centenas de pessoas de todas as nacionalidades”, refere Sónia Felgueiras, Diretora de Marketing.

A música acompanha-nos à medida que vamos explorando os cantos e recantos de peixe enlatado, uns parecem lingotes de ouro, outros parece terem saídos de uma caixas mágicas de um ilusionista renomado. “Temos cerca de 30 variedades de peixe. Desde a sardinha, que é o mais popular, mas também o bacalhau, o polvo Dourado, a Corvina, o Salmão fumado, Búzios. Lançámos recentemente a lagosta e o caranguejo real que são mariscos de uma riqueza enorme e são muito apreciados. Portanto temos aqui variedade de peixe para todos os gostos.” Refere Sónia Felgueiras.
Quantas latas de sardinha têm em cada loja?

“Depende da dimensão da loja”. Revela Sónia. Não se sabe precisar ao certo quantas latas tem, “mas nós tentamos que haja aqui um elemento visual muito presente que são as nossas latas de conservas e depois, dependendo da dimensão da loja, terá mais ou menos latas em exposição.”

Já contam com 21 lojas em solo nacional, 20 dos quais em Portugal, e uma no centro de Nova Iorque, que abriu em agosto de 2023, na movimentada Times Square, onde contrasta com os arranha-céus da cidade que nunca dorme. “The show must go on”, e a “Portuguese Sardine” atrai os mais curiosos da cidade e de quem a visita. É uma verdadeira montra de atrações. As cores e texturas são muito incomuns onde todas as nacionalidades se concentram, mas o “Fantastique World of the Sardine”, não deixam os olhares dos forasteiros e Nova Iorquinos indiferentes.

Por cá o mesmo se passa, é impossível passar despercebido em frente a uma loja da “Portuguese Sardine”. Quer seja em Nova Iorque, ou em Portugal, as conservas portuguesas gozam de grande prestígio, o que para “nós constitui uma grande oportunidade para alavancar as vendas da loja online.”

Para já não pretendem abrir mais lojas, mas as oportunidades estão sempre ao virar da esquina e como são muito atentos ao mercado nunca se sabe onde possa surgir mais uma nova loja, para deliciar locais e estrangeiros.
A ideia deste conceito

O Grupo “Valor do Tempo”, que é a marca corporativa está por detrás desta marca insígnia, que é o “Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, que comprou em 2015 uma fábrica de conservas que foi fundada em 1942 e que estava numa situação financeira muito difícil. Quando compraram a fábrica, sabiam o valor das conservas portuguesas, não só em Portugal, mas também lá fora. “E aquilo que fizemos foi abordar a grande distribuição dos grandes retalhistas e explicar que, na nossa visão, não fazia sentido que uma lata de sardinha ser vendida numa prateleira de supermercado a 80 cêntimos, porque há todo um trabalho e o mérito de pessoas que estão envolvidas nesta cadeia de valor. Desde o pescador, à Senhora que prepara manualmente o peixe em fábrica, e a embalagem e o azeite. Mas não foram bem sucedidos nessa abordagem e, o que fizeram foi abrir a própria loja, valorizando as conservas, como “nós achamos que elas deviam ser valorizadas.”

Abriram a primeira loja em Lisboa em 2015, só com enguias na altura, porque as enguias eram o ex-libris da Murtosa, em Aveiro, e depois abriram logo no ano seguinte, o “Mundo Fantástico das Sardinhas” e foi nessa loja que “lançámos a coleção dos anos” que são sardinhas portuguesas e que são um sucesso por cada lata, tem um ano, e depois em cada ano é referido uma efeméride desse ano. O evento acontecido e como acontecimento importante desse ano em Portugal ou no mundo, e duas ou três celebridades que tenham nascido nesse ano. “É um best-seller”. “As pessoas gostam de levar para si, comprando no ano em que nasceram ou para oferecer, que é uma recordação de Portugal muito original.”
A loja de Nova Iorque
Abriu há um ano e notamos que as pessoas ficam a observar perplexas. Não estão à espera de uma loja que é uma biblioteca conserveira, inspirada numa biblioteca, mas depois descobrem que afinal são conservas portuguesas e na verdade aquela loja estando em Times Square, é uma “Pérola” naquele oceano de botão, porque a loja é diferente de tudo o resto que encontra em Times Square.
E conota as conservas portuguesas no patamar em que “nós queríamos colocar, que é um produto premium para ser devidamente apreciado pelo mundo inteiro”. Naquela loja “temos dois perfis de clientes: os portugueses, que são muitos, e pessoas que vão a Nova Iorque e passam por ali e que sentem automaticamente uma ligação emocional e em casa, e depois “temos o resto do mundo” que entra na loja e que entende a loja como uma “preciosidade”, algo diferente ali em Manhattan, e gostam muito.
“Para nós tem sido uma agradável surpresa aquilo que nós temos feito na loja e quase assumirmos como uma embaixada emocional de Portugal ali no centro do mundo” O ano passado “fizemos uma colocação de uma tapeçaria em arraiolos, para promover mais uma obra portuguesa”. Recentemente “levámos uma jóia em filigrana. É uma jóia que recria uma lata de conservas, o nosso lingote, que é sardinha, sem pele e sem espinha, como flocos de ouro, comestível que um artesão usou filigrana e recriou essa lata de Portugal e está agora em exposição na loja e “não perdemos uma oportunidade para promover o nosso país naquela loja no centro do Mundo.”
Os Patês
Também há patês, “que é uma coisa que toda a gente gosta”. E há uma variedade incrível de patês de sardinha, de enguia, de sardinha com mostarda, de bacalhau, de sardinha com limão. Não faltam aqui opções para quem gosta muito de patês para barrar com tostinha, que combinam muito bem.
Ao percorrermos a loja deparamo-nos com vários cantos onde se encontram várias figuras para além das paredes forradas com enlatados de mais variados peixes que vão até ao teto.
Têm uma tenda de circo, que é o elemento mais representativo. O mais óbvio para lá do Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, que é uma marca que foi inspirada no circo, que, pela analogia com a sardinha, o circo é simultaneamente nobre, mas também popular. E era isso que se pretendia, “sentimos que a sardinha é um peixe muito nobre, mas também muito popular em Portugal e, criarmos aqui o interior da tenda onde temos toda a declaração de O Valor do Tempo, a coleção dos anos.”
A parte mais nobre da loja, é um passaporte para o mundo das conservas portuguesas. “Aqui temos os dois pescadores que carregam dois cestos de Madeira, canastras com todas as bandeiras ou com as bandeiras de todos os países do mundo.
Onde as pessoas gostam sempre de ficar e ver onde é que está a bandeira do seu país. Isto para mostrar que as conservas são portuguesas, mas que são conhecidas por todo o mundo e “a nossa intenção é justamente dá-las a conhecer ao mundo com o prestígio que elas sempre tiveram e que não lhes foi reconhecido. E é nesse patamar que as queremos colocar”. “Lançámos o ano passado um produto novo, as ovas de sardinha, “que nós chamamos o caviar português” e que é um produto super premium. E então desenvolvemos aqui uma embalagem muito requintada para quem gosta das ovas de sardinhas.
A visita chegou ao fim com a vontade de a percorrer novamente, pois a música também nos leva a tempos de infância, e o circo como elo de ligação, já as conservas, dá vontade de levá-las todas para casa.
