Nome: Marta Rodrigues
Idade: 38 anos
Profissão: Arquiteta
Onde vive: Nova Iorque
Há quanto tempo está fora de Portugal: 13 anos
O que é que faz para matar as saudades de Portugal: O meu marido é português, portanto cozinhamos comida portuguesa em casa. Fazemos videochamadas com a família, e com os amigos mais próximos.
Vamos a Portugal, todos os anos, para ver a família e amigos e comer as coisas de que mais gostamos. Também aproveitamos o sol e as praias.
Quando voltamos à nossa vida a Nova Iorque, e quando as saudades começam a pesar, fazemos um prato que nos agrada mais, para nos reconfortar. Regra geral cozinhamos sempre comida portuguesa. E adoro fazer bolinhos de bacalhau.
Ainda ontem, por exemplo, – há um mercado em frente ao meu escritório e havia pastéis de nata – fui comprar e trouxe-os para os colegas do escritório.
Nas festividades, quer seja o Natal e Páscoa, os meus pais têm amigos que vivem em Newark, que fica do lado de lá da ilha de Manhattan e costumamos ir passar o Natal com eles, é sempre bom, faz lembrar Portugal, com coisas boas portuguesas em cima da mesa. Gostamos muito de ir lá ter com eles. Não vamos muitas vezes devido ao pouco tempo que temos. Mas gostamos muito de visitá-los. É sempre bom quando nos reencontramos.
Em Newark há supermercados portugueses, vive lá uma comunidade portuguesa bem expressiva, apesar de agora começarem a dispersar-se um pouco mais, mas ainda se sente o cheiro a Portugal em Newark. Não vamos muitas vezes aos Seabras porque como vivemos em Brooklyn, fica um pouco fora de mão.
No que diz respeito às comidas que mais gostamos já conseguimos arranjar bacalhau salgado e Polvo, para fazer um bom polvo à lagareiro, ou grelhado.
Uma salada de polvo, também sabe sempre bem. Um arroz de tamboril, ou um arroz marisco, outras coisas que já vão dando para atenuar as saudades.



