Mais uma experiência do “O Valor do Tempo”, desta feita “Pastel de Bacalhau”, que tem morada mesmo ao lado do “Fantástico mundo das Sardinhas”, na ribeira de Gaia. A visita guiada com a Diretora de Marketing, Sónia
Felgueiras, levou-nos a conhecer os cantos à casa. O lugar situa-se numa das caves cujos antigos inquilinos era o vinho do Porto. A
entrada é imponente, de lá de dentro vem um som de um órgão de tubos branco, que não deixa ninguém indiferente, e nos remete ao
passado. Duas portadas enormes escancaradas “apelam” aos transeuntes experienciar algo de diferente, música, comida ao sabor de um bom cálice do Porto fresquinho.
Entramos e parecia que estávamos a remontar séculos, ouvia-se um órgão de tubos no século XIX que estava abandonado numa igreja, e que recuperaram. As musicas tocadas são as mais diversificadas desde música clássica bem como às mais atuais.
O pastel de bacalhau abriu a 23 de dezembro de 2019. “Este edifício é um edifício das antigas caves do vinho do Porto que nós decidimos abrir e fazer um espaço único”. Avança Sónia Felgueiras. Comprámos um órgão de tubos no século XIX que estava abandonado numa igreja, e em muito mau estado, mas tinha as peças todas. Portanto, foi possível restaurá-lo. Está a tocar em permanência por um organista, e vai tocando temas inesperados e é isso que o torna único.
Das músicas clássicas como era esperado, mas toca outras músicas como: Missão Impossível; Bryan Adams; Queen; Abba; Beatles, e isso é que torna a experiência muito interessante. O espaço está decorado com livros, que trouxeram para lhe dar alma, e qualquer pessoa pode tirar e ler um bom livro.
O produto “estrela desta loja é mesmo o pastel de bacalhau com queijo Serra da Estrela DOP, porque as nossas origens são na Serra da Estrela, em Seia”. E de lá vem o queijo certificado DOP, que é o único que “colocamos” no pastel de bacalhau. Tendo em conta que “estamos” no Porto, servimos o pastel de bacalhau com queijo Serra da Estrela DOP e um cálice do Porto que consideramos ser “a combinação perfeita porque o pastel é quentinho e salgado e o vinho é fresco e doce.”
Fui convidada a provar, de facto o palato e os sabores não podiam combinar melhor, para quem é amante de bacalhau e gosta de vinho fresco, estas duas iguarias fazem o par ideal, para ser dançado ao som de uma música largada pelo velho órgão de tubos, e o escorrer do cálice do Porto.
O espaço comporta duas partes, o rés-do-chão e o primeiro andar. Na parte superior da loja, pode-se relaxar num sofá que percorre todo o espaço onde se pode saborear o pastel de bacalhau, beber o cálice do Porto e apreciar a paisagem com o rio Douro, mesmo em frente, ao som de música, que percorre toda a loja.
Continuando a visita, deparámo-nos com um portfólio de vinhos do Porto,”para nós faz sentido é também uma homenagem e aqui temos o nome dos pastores da Serra da Estrela”. “São 246 e nós decidimos pôr aqui o nome dos homens que tornam possível a existência do queijo Serra da Estrela, DOP e “aqui vê-se as pessoas a desfrutar do momento, porque estão a beber o seu vinho e a fazer a sua degustação do pastel de bacalhau, confortavelmente sentados e onde quer que estejam, têm vista amplas da loja.”
Aqui ninguém é obrigada a consumir, portanto pode entrar e subir se quiser sentar-se desfrutar do momento, da música e do ambiente. Deste local tem uma vista ótima para a Ribeira do Porto, também vista sobre o Douro.
“Tínhamos alguns clientes que manifestavam vontade da experiência do queijo, já que a nossa narrativa gira em torno dele. Mas porque alguns são vegetarianos ou porque não queriam comer o pastel teriam uma alternativa. Então nós criámos uma hóstia, uma hóstia pura, tal como nos ovos moles e que é recheada de queijo da Serra da Estrela DOP. A experiência correu bem, e para quem queira levar pode pode levar.”
Em relação aos livros são de temas variados. “O nosso grupo tem 13 marcas de diferentes setores de atividade. Desde o retalho a restauração, a joalharia, a Museologia, mas o que todas as nossas marcas têm em comum é o facto de elevar em comunicar a história de Portugal e os livros que fazem parte da história para nós. São uma fonte importante para nós podermos comunicar a história de Portugal e a riqueza da mesma nas nossas lojas também.”
“A menina da demonstração já chegou”. E estava a demonstrar como é feito à moda tradicional, que no nosso caso adicionamos uma bolinha de queijo, são 25 gramas de queijo Serra da Estrela DOP”. O bolinho já está pronto, é só experimentar. “Tem que experimentar este queijo tem um sabor bastante acentuado” e lá me lancei, eu já gosto de pastéis de bacalhau, (comentei com a Sónia) mas com queijo da Serra…