No menu items!
6.9 C
Vila Nova de Gaia
Quarta-feira - 13 Novembro 2024

EXCLUSIVO: Projeto “Na Rota das Confrarias” Potencia Cultura, Gastronomia e Negócios Regionais

Destaques

Da esquerda para a direita: Presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, Bruno Cavaleiro, Vereador da cidade acolhedora no Benelux, e representante da Câmara de Coimbra, António Carlos Albuquerque.


Durante o festival das confrarias foi ainda oficializado o projeto “Na Rota das Confrarias”, desenvolvido pela CCINP, tratando-se de uma iniciativa inovadora que busca promover não só a rica cultura e gastronomia portuguesas, mas também impulsionar os negócios, o comércio e a indústria locais. A Câmara de Comércio e Indústria Países Baixos-Portugal tem uma
base para fomentar este conceito que abrange numa primeira fase o Benelux mas que irá expandir.

Ao destacar as confrarias gastronómicas o projeto cria um ecossistema propício para o crescimento económico das regiões envolvidas, através de uma série de ações estratégicas.

Na pessoa da sua Presidente, Marisa Monteiro Borsboom, foi feito o apelo a todos presentes que sejam agentes do fortalecimento da cadeia produtiva das suas localidades e regiões .

Esquerda Presidente da CCINP, Marisa Monteiro Borsboom, e Isabel Ferreira da Confraria


A “Rota das Confrarias” será um promotor de produtos regionais típicos, como vinhos, azeites e queijos, promovendo o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, desde os pequenos produtores até os vendedores. Esta dinâmica quer o aumento da procura e a valorização dos produtos locais, fortalecendo a economia das comunidades envolvidas.
Mas não só de produtos se faz a economia. Ao promover as regiões serão promovidos os elementos económicos e culturais no seu todo.

O encontro de confrarias que decorreu nos dias 4,5 e 6 de outubro, teve muito sucesso. Teve lugar no Luxemburgo, e estiveram três Presidentes de Câmara. Para uma primeira vez superou as expetativas que estavam muito altas.

Estiveram as Confrarias de Trás-Os-Montes, Bragança, Alto Ninho, Sifões. Ou seja, as regiões de maior imigração estavam representadas com conferias. “Braga esteve com força”. Tudo correu como era esperado, pois não é todos os dias que acontece este tipo de eventos com esta envergadura.

Ver Também

“Instituições de ensino superior têm de transmitir uma imagem de autenticidade, transparência, rigor e eficácia”

Intervenientes do 1.º Encontro da Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, realizado em Viseu, destacam a importância...