Nome: João Pina
Idade: 57
Profissão: Empresário
Há quanto tempo está fora de Portugal: 36 anos
Onde vive: Paris, na região de Versalhes
O que é que faz para matar as saudades de Portugal: É fácil, quase todos os dois meses compro um bilhete de avião e vou até Portugal. Vou ver a minha mãe, e a Fátima, que é o meu lugar de eleição e de prazer, sobretudo onde me encontro sozinho e me sinto bem.
Vejo televisão portuguesa, recebo o Jornal da Guarda para saber as notícias da minha região.
Leio bastante jornais da Comunidade, como o “Bom dia”, vejo televisão, a RTP Internacional, a SIC para que estejamos ao corrente do que se passa em Portugal e para podermos também intervir em que possamos ajudar as pessoas com mais dificuldades.
Adoro comer cozido à portuguesa, Bacalhau, Carne à Alentejana, são produtos que como muitas vezes. Bacalhau à Brás, é o meu preferido, mas também gosto à Lagareiro.
No Natal passa-o em França, junto da minha família, mas ainda tenho a minha mãe que está com os meus irmãos em Portugal.
Na ceia de Natal passo-a sempre com a família em França e comemos à tradição portuguesa, Bacalhau com couve, e batata cozida, somos muito tradicionalistas.
Vou ver vários espetáculos, ajudo bastante no meio associativo financeiramente. Vejo espetáculos quer em Paris, quer nos arredores, estive em Lyon, em Saint-Étienne.
Oiço nas rádios e vou às associações e ao meio associativo. Tento também ajudar e manter em correspondência certos cantores portugueses, como por exemplo, um cantor da nossa região, Luís Filipe Reis, que é da Guarda. Já fui ver vários espetáculos, ouvir fado e tento estar o mais próximo da Comunidade possível, sabendo que nem sempre é fácil.
