Nome: Liliana Bento
Idade: 57 anos
Profissão: Secretária Sindical Adjunta para o Setor da Construção. Ando todos os dias na rua a falar com os trabalhadores e com os empresários.
Há quanto tempo está fora de Portugal: 12 anos
Como faz para matar as saudades de Portugal: Em relação à culinária, como pouco em casa, mas sempre que cozinho faço comida portuguesa.
Estou bem informada sobre o que se passa em Portugal, todos os dias de manhã quando chego ao sindicato leio o resumo de todas as notícias que saíram nos jornais, tanto em português como em francês, dou uma vista de olhos pelos órgãos de comunicação.
Também estou inscrita em muitos jornais online e vou recebendo as notícias, tenho que me manter atualizada na minha profissão.
No que diz respeito à gastronomia, como muito comida de Portugal. Essencialmente tudo que seja à base de peixe. E sinto muito a falta do sol e da praia.
Quando tenho saudades, cozinho comida portuguesa. Aqui em cada esquina há um restaurante português, matamos muito as saudades dessa forma. Convido muita gente ir almoçar e jantar nos restaurantes portugueses.
Faço muitas reuniões, com trabalhadores e empresários, e levo-os a conhecer a nossa gastronomia, eles gostam muito.
Há mais de cem restaurantes aqui. Atual no Luxemburgo, incluindo os portugueses, todos e os estrangeiros, somos cerca de 630 mil residentes.
Os que estão na fronteira, não são considerados, daí a dificuldade em contabilizar, tínhamos que ter dados dos consulados da França, da Bélgica e da Alemanha, mas também não estão disponíveis, mas todos os dias vêm trabalhar aqui no Luxemburgo.
