Nelson Ferreira, foto de Leandro Fuzeta
Nome: Nelson Ferreira
Idade: 46
Onde vive: Entre Londres e Portugal
Profissão: Artista Plástico
Há quanto tempo vive fora de Portugal: 20 anos
O que é que faz para matar as saudades de Portugal: O cheiro dos Pinhais e do mar. As aldeias antigas que ainda tenham casas caiadas de branco, mas tem de ser caiadas, não pintadas, porque o branco não é igual. A cal acalma, tem um branco mais alvo, reflete mais a luz.
Em relação à gastronomia eu acho que nós temos provavelmente o melhor peixe e marisco do mundo. Talvez junto com o Japão. Em Portugal, eu gosto particularmente de sopas, peixes grelhados, gosto mesmo muito, não encontramos em Londres. É curioso, porque estamos numa ilha, mas eles não sabem comer peixe.
Eu gosto muito de doçarias e as minhas preferidas são as barrocas, gosto de ir Alcoa na baixa chiado, onde vendem doçaria de Alcobaça, doces conventuais, que eu adoro.
Gosto muito da comida portuguesa. É a minha preferida do mundo. Eu já fui a muitos países, mas até hoje não vi nenhum país em que a gastronomia fosse tão boa! E já não somos o que éramos, porque a gastronomia portuguesa tem decaído muito, mas mesmo assim ainda é boa.
Também gosto muito do pudim de Abade de Priscos. Quando vou ao Norte, tento sempre achar onde comer essa iguaria.
O meu prato preferido de bacalhau é à minhota, é muito bom, leva tomate e rodelas de cebola, e vai ao forno. E também gosto muito de pataniscas de bacalhau.
Também aprecio e gosto comida bastante picante, por exemplo no arroz de feijão, fica muito bom, fantástico!
![](https://jornalcomunidades.pt/wp-content/uploads/2023/02/LIGIA-02-60x60.jpg)