O balanço do turismo em Portugal nos últimos 10 anos em Portugal, como afirma Carlos Abade, viveu uma fase de crescimento e consolidação notáveis, “posicionando-se como um dos principais destinos turísticos da Europa”. Esta trajetória de sucesso deve-se a um conjunto de fatores como o investimento estratégico na promoção e divulgação do país, a melhoria da acessibilidade, o investimento na ampliação e qualidade da oferta turística, a diversificação dos produtos e experiências turísticas, assim como a uma forte parceria pública e privada no desenvolvimento do setor.
Os números mostram a dimensão do sucesso. Registou-se um aumento expressivo de turistas entre 2013 e 2023, passando de 16,3 milhões para 30 milhões. Mais importante ainda, as receitas ultrapassaram esta taxa de crescimento; e, se em 2013 o valor rondava os 7,6 mil milhões de euros, em 2023 atingimos o recorde de 25 mil milhões de euros, um número histórico. A criação de emprego no setor foi igualmente alvo de um crescimento notável nos últimos 10 anos, representando atualmente mais de 6,5% do total nacional.
O turismo é hoje o principal motor da economia portuguesa. E, apesar do sucesso alcançado, “enfrenta obviamente desafios. Desde logo a sustentabilidade e a digitalização, aspetos que marcam o desenvolvimento futuro do sector, mas também a necessidade de continuar a investir na qualificação da oferta, e na promoção do país como destino turístico onde as pessoas e o seu bem-estar são efetivamente prioridade.”
Antevemos oportunidades para o futuro, com o crescimento da procura por experiências autênticas e personalizadas, a valorização dos diversos segmentos de turismo que Portugal pode e tem oferecido, e o reconhecimento de Portugal como um destino seguro, estável e consciente do seu papel na preservação do Planeta.
O Turismo de Portugal está empenhado em continuar a trabalhar para consolidar a posição de Portugal como destino turístico de referência, promovendo um turismo sustentável e responsável que contribua para o desenvolvimento económico e social do país. Acreditamos que Portugal tem todas as condições para reforçar a sua posição como um dos destinos turísticos mais competitivos e mais sustentáveis do mundo nos próximos anos.
Cidades mais visitadas
Lisboa e Porto são as duas cidades mais visitadas. Ricas em história, cultura e belezas naturais, posicionam-se como cidades atrativas. A região do Algarve mantém-se como um dos destinos de férias mais procurados na Europa, com um fluxo contínuo de turistas que contribui significativamente para a economia local, impulsionando diversos setores, desde o alojamento e restauração até às atividades de lazer e comércio.
No entanto, é na região Norte, Centro Interior e Alentejo que se têm registado as maiores surpresas para o turismo nos últimos anos. Desde o turismo de natureza, o turismo cultural, literário, gastronómico, enoturismo, desportivo, religioso, entre outros. A oferta em Portugal é diversificada e cativante. Os eventos culturais e festivos ao longo de todo o ano em todos os territórios garantem que o turismo seja dinâmico e atrativo em todas as estações.
“Gostaria de salientar que as cidades mais visitadas em Portugal não se restringem apenas ao continente. As regiões autónomas têm sido alvo de um crescimento e reconhecimento nacional e internacional notório. Embora os números variem ao longo do tempo, as ilhas da Madeira e dos Açores são destinos turísticos únicos, devido precisamente às suas caraterísticas e atratividades únicas.” Afirma Carlos Abade.
É fundamental continuar a apostar no turismo, reconhecendo o seu impacto positivo no desenvolvimento económico, social e cultural dessas regiões.
O turismo desempenha, cada vez mais, um papel fundamental ao dinamizar a economia, proporcionar oportunidades de emprego, promover a preservação do património natural e cultural, e estimular o crescimento de setores relacionados. Além disso, contribui para a divulgação das tradições e costumes locais, para a preservação de ofícios e profissões antigas, e para a integridade de Portugal como um destino de excelência, não só para visitar, mas também para viver, para trabalhar e para estudar.
É essencial continuar no desenvolvimento sustentável do turismo, garantindo o seu crescimento equilibrado e responsável, para bem das pessoas e para a melhoria da sua qualidade de vida.
Os turistas: em números
Em 2023, Portugal atingiu um recorde histórico, com 30 milhões de turistas. Este número representa um aumento significativo em relação a 2022, quando o país recebeu 22,3 milhões de turistas, e a 2019, antes da pandemia, quando o número de visitantes foi de 27 milhões.
Alguns fatores que contribuíram para o aumento do turismo em Portugal em 2023 incluem a recuperação da economia após a pandemia, o investimento em novas rotas aéreas e acessibilidades, a promoção do país como destino turístico seguro, sustentável e acolhedor, diversas iniciativas de impacto relevante como as Jornadas Mundiais da Juventude e a Web Summit, e claro, os aspetos diferenciadores de Portugal, a sua gastronomia, os seus vinhos, a sua hospitalidade, a par de uma forte e muito virtuosa parceria pública e privada no desenvolvimento do setor.
Impactos positivos e negativos do aumento do Turismo
O aumento do turismo tem trazido uma série de consequências positivas para Portugal, como o crescimento económico, a criação de emprego, o desenvolvimento de infraestruturas e a promoção da cultura e do património do país.
No entanto, também enfrentamos desafios, como a pressão adicional sobre os recursos naturais, as infraestruturas locais e o território.
Para lidar com essas questões, é essencial implementar políticas que promovam um turismo sustentável e responsável. Isso inclui investir em infraestruturas turísticas de qualidade, promover a diversificação dos destinos turísticos, nomeadamente incentivando o turismo nos territórios do interior, implementar medidas de proteção ambiental, fomentar o turismo durante todo o ano e envolver as comunidades locais no desenvolvimento turístico.
Do mesmo modo, implica investir cada vez mais na gestão inteligente das cidades e do território, sobretudo através do uso da tecnologia, que permita conhecer, monitorizar e gerir melhor os fluxos no território, a par de uma política de desenvolvimento urbanístico que privilegie abordagens integradas e que tenha em conta que as cidades e os territórios são cada vez mais espaços globais.
É no sentido de um turismo que se pretende cada vez mais responsável e sustentável que o Turismo de Portugal lançou a campanha de 2024 “It´s not tourism. It´s futourism.” que visa promover uma liderança ambiciosa no turismo, convidando os turistas a participar num futuro positivo.
Mais do que uma simples campanha, pretende mobilizar as pessoas para transformar as viagens em experiências autênticas e sustentáveis, gerando um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades. A campanha apela assim à participação de todos – destinos, organizações e turistas – na construção de um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável.
Outro exemplo do compromisso do Turismo de Portugal para com um turismo do futuro tem sido o Programa Empresas Turismo 360º, que visa envolver as empresas do turismo num programa de reporte ESG, mas que na sua essência é um programa de verdadeira transformação das organizações, que as incentiva a adotarem práticas cada vez mais alinhadas com os desafios de um desenvolvimento sustentável e responsável.
Refira-se ainda a rede em construção de observatórios regionais de sustentabilidade, desenvolvidos em parceria entre as entidades regionais de turismo, a academia e o Turismo de Portugal, e cuja missão é a de monitorizar os territórios e assegurar o desenvolvimento de iniciativas e ações que promovam a sustentabilidade dos mesmos.
“O Turismo de Portugal está comprometido em promover um turismo que beneficie as pessoas e convida cada indivíduo a adotar uma nova abordagem às viagens, mergulhando verdadeiramente nos locais e tradições, em busca de autenticidade e humanidade, reconhecendo que residentes e viajantes partilham o mesmo propósito: que o turismo só é bom se for bom para as pessoas. Porque, no final, o nosso trabalho só tem um objetivo: assegurar que, através do turismo, as pessoas vejam melhorar a sua qualidade de vida. Todos devemos estar alinhados sob esta visão.”
O que faz de Portugal um destino tão apetecível? Nível de vida, preços competitivos, outros?
Portugal destaca-se como um destino apetecível por diversos motivos. Em primeiro lugar, o país oferece um clima ameno, paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural e histórica. Para além disso, importa destacar a hospitalidade calorosa dos portugueses e a segurança, que também contribuem para a atratividade do destino. Outros fatores incluem a fácil acessibilidade e a diversidade de experiências disponíveis, desde praias a cidades vibrantes, arquipélagos de uma beleza única e a reputação do país como um destino gastronómico e enogastronómico de excelência.
E sempre uma atitude de inconformismo no sentido de assegurar o desenvolvimento de novos produtos turísticos, que motive a visita a Portugal, nomeadamente de mercados e segmentos de mercado de maior valor acrescentado, como seja o caso do Turismo Literário ou do Turismo Industrial, tornando assim o destino Portugal cada vez mais competitivo.
Aliás, importa salientar que, em termos turísticos, e de acordo com o World Economic Forum, Portugal é o 12º destino mais desenvolvido do mundo, tendo subido neste ranking face à sua classificação de 2021.
O Norte, à exceção do Porto, está na lista do Turismo de Portugal?
O Turismo de Portugal tem como objetivo promover e valorizar todos os destinos e regiões do país, incluindo o Norte, como parte integrante da sua estratégia de desenvolvimento turístico sustentável. É conhecida a necessidade prioritária de desenvolvimento e investimento turístico nesta região, cada vez mais reconhecida pelo seu vasto património cultural e natural, no sentido de reforçar o seu posicionamento como um destino turístico de eleição.
O Norte de Portugal é precisamente uma região de destaque nas estratégias do Turismo de Portugal. Esta região apresenta uma riqueza cultural, paisagística e gastronómica única, que atrai turistas de todo o mundo. O Turismo de Portugal, sempre numa articulação e parceria estreita com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com a respetiva Agência Regional de Promoção turística, promove ativamente o Norte de Portugal através de diversas ações, como a participação em feiras internacionais de turismo, organização de workshops e eventos, criação de materiais promocionais e campanhas de marketing digital.
Com um compromisso contínuo com a qualidade, a sustentabilidade e a inovação, o Turismo de Portugal está empenhado em proporcionar um turismo de excelência, contribuir para o desenvolvimento económico e social do país, e dinamizar e valorizar o território. O objetivo é ir além das expectativas e mostrar ao mundo que Portugal é um lugar onde a tradição encontra a inovação.