Susana Damasceno personifica a mulher vocacionada para melhorar as condições de vida dos seus concidadãos e de quem nasceu num país que não investe o suficiente na Paz, na Educação, na Cidadania e no bem-estar do seu povo, tendo escolhido Moçambique como o seu destino de eleição. Nesta entrevista, recorda como tudo começou, como tem investido numa ONGD que fundou e se situa a par de outras Organizações europeias com as quais tem estabelecido parcerias.
Após ter terminado a sua qualificação académica para a docência do 2º ciclo do Ensino Básico, na variante Português-Inglês e ter iniciado uma promissora carreira profissional, sentiu que ambicionava adquirir conhecimentos mais amplos e mais profundos. Então, investiu na “Licenciatura em Estudos Portugueses”, na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo feito, de seguida, uma pós-graduação em ” Português como Língua não Materna”. Mais tarde, iniciou o seu doutoramento em “ Estudos sobre a Globalização”, ainda não terminado.
No ano de 2005, fez uma experiência de voluntariado, em Moçambique, que revolucionaria toda a sua vida. Suspendeu a sua carreira na docência e fundou a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global que, em 2006, viria a ser reconhecida com o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Governo português e, posteriormente, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano.
A intensa ação que tem desenvolvido como Presidente da Organização, em prol da Educação e Literacia, essenciais a uma cidadania ativa e promotora de um mundo mais justo, igualitário e sustentável, levou-a a investir em várias formações específicas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Susana Damasceno é, há 19 anos, Presidente da Direção, Diretora Executiva e Coordenadora dos Gabinetes de Projetos e Comunicação da AIDGLOBAL, tendo, também, a seu cargo as relações públicas da Organização. Os Projetos de Desenvolvimento em Moçambique, nomeadamente na área da Educação para a Primeira Infância e a promoção da Literacia e de um maior acesso ao Livro, que supervisiona, levam-na, com frequência, ao continente africano, para trabalhar com as comunidades rurais do Chibuto, Província de Gaza, em conjunto com a equipa da sua Delegação. Em Portugal, a AIDGLOBAL desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Ativa , incluindo na Região Autónoma da Madeira, onde a ONGD tem uma Delegação, em Porto Santo.
O trabalho da AIDGLOBAL em prol dos Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial enfoque no ODS 4 — um maior acesso a uma Educação de Qualidade, tem granjeado prestígio como parceira atuante e credível, pelo que, para além do seu trabalho na promoção para o desenvolvimento da cidadania global, tem continuado a receber convites para integrar projetos de várias Organizações europeias, incluindo as que atuam nas áreas das migrações, das questões ambientais e no combate às alterações climáticas.
Desde 2005 a AIDGLOBAL, sob a direção de Susana Damasceno, trabalha em prol de um mundo em que a educação não seja um privilégio, mas sim um direito. Uma educação que permita responder aos desafios do dia a dia, incluindo todos os indivíduos na sociedade. Podem consultar o site da ONGD em: www.aidglobal.org