Projeto colaborativo entre a Carpintaria Mofreita, a CERCIMAC – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e estudantes da Licenciatura em Arte e Design do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Transformar excedentes em inclusão, design e sustentabilidade. Este é o mote da exposição «Excedentes criativos: novos destinos», que será inaugurada na próxima quinta-feira (dia 24), às 18h00, no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.
A mostra é resultado de um trabalho que envolveu a Carpintaria Mofreita, a CERCIMAC – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e estudantes da Licenciatura em Arte e Design do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o apoio da Câmara Municipal macedense. Partindo de excedentes resultantes da atividade industrial, a equipa multidisciplinar dá uma nova vida às sobras, apresentando peças de autor criativas, com destaque para o mobiliário.
Para lá do aspeto criativo, «Excedentes criativos: novos destinos» abraça as vertentes da sustentabilidade ambiental, social e económica. A reutilização dos materiais e a inclusão de pessoas de estratos mais vulneráveis em trabalhos artísticos, bem como a envolvência do mundo académico e do tecido empresarial, são provas cabais do envolvimento interdisciplinar num projeto inovador da maior relevância.
MSImpacto



