Durante uma viagem de Porto-Lisboa,
o Embaixador José Fernando Bautista, teve um enfarte. O Embaixador encontrava-se nos cuidados intensivos numa clínica. Após uma semana de internamento não conseguiu resistir ao ataque e faleceu hoje.
O Vice Ministro das Relações Exteriores Jorge Rojas, foi quem confirmou a notícia na conta da rede social X “Uma perda para a política exterior do governo, que nos dói profundamente”.
O embaixador, que estava no cargo desde maio de 2023 quando apresentou as cartas credenciais ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, estava em coma há vários dias, segundo a imprensa colombiana. Teria sofrido um enfarte quando viajava para o Porto.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, também escreveu uma mensagem no X, enviando pêsames à família e à região de que era oriundo, Norte de Santanter.
Fernando Bautista nasceu em Cúcuta em 1963 e era advogado. Foi ministro das Comunicações na Colômbia entre 1997 e 1998 e, em 2010, foi nomeado embaixador da Colômbia na Venezuela pelo presidente Juan Manuel Santos, liderando o processo de reabertura da missão diplomática nesse país.