No menu items!
12.3 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

“Falo português com os meus filhos sempre”

Destaques

EXCLUSIVO

Nome: Duarte Pinheiro
Idade: 42 anos

Onde Vive: Sacramento, capital da Califórnia (Estados Unidos)

Há quantos anos está fora de Portugal: 17 anos

Profissão: Adjunto da Coordenação do Ensino de Português dos Estrangeiros dos Estados Unidos

Como faz para matar as saudades: Gastronomia, em casa, porque não há muitos restaurantes Portugueses na Califórnia, em São Francisco não há nenhum. Em São José, há dois, três, restaurantes portugueses. Há algumas padarias em Turlock, no Vale Central. Mas restaurantes portugueses não há muitos.

Cozinho em casa, comida portuguesa, quando posso. Vou a Portugal uma vez por ano, durante as férias de verão, quando as escolas param, no mês de julho, agosto. Quase sempre duas/três semanas. Não mais que isso. As escolas na Califórnia começam as aulas mais cedo e para saber toda a informação sobre as escolas, do que os professores precisam, tenho que me reunir com os professores para acompanhar, sobretudo nas escolas comunitárias, o planeamento dessas mesmas escolas.

Falo português com os meus filhos sempre, com os meus pais também falo todos os dias. A televisão portuguesa também, e o meu trabalho.

Em relação à cultura nós ajudamos o Cônsul a estabelecer um plano de ação cultural, financiado pelo Instituto Camões, e temos contacto direto com artistas portugueses que venham à Califórnia. A título de exemplo, tivemos aqui pela primeira vez a Ana Jotta, em São Francisco, foi a primeira exposição dela nos Estados Unidos. Tivemos esse contacto e fui à abertura da exposição.

Ver Também

EXCLUSIVO: Bem-Vindos ao Mundo das Novas Tecnologias: A Nanotecnologia é um mundo onde ainda há muito por descobrir

Eng. António Braz Costa, Diretor-Geral do CeNTI. Em entrevista ao CeNTI, Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o seu Diretor-Geral...