No menu items!
11.1 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira - 1 Março 2024

Fantasporto: 44ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto com “Testament” de Denys Arcand

Destaques

Dia 1 de Março pelas 21 horas, realiza-se a sessão de abertura oficial da 44ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto “Fantasporto” 2024, com a apresentação do filme canadiano – Testament (Parece que Estou a Mais) do icónico realizador Denys Arcand. Uma comédia apresentada na Seleção Oficial de Cannes. Será apresentado na sua versão original com legendas em Português.

A fama que precede Denys Arcand, cineasta canadiano do Quebec, e o seu olhar crítico e satírico “sobre os males do mundo moderno” estão bem claros nesta longa-metragem. Através de Monsieur Bouchard, um pensionista numa residência para idosos que se prepara para a morte.

Um especial enfoque no “que mudou no mundo- a tecnologia, o activismo, o afastamento social, a arte e a criatividade.” Um percurso inesperadamente inverso, onde a ternura e os valores antigos e universais se mantêm predominantes e essenciais para a sobrevivência humana. “Um mestre do cinema em mais uma lição de humanidade e arte cinematográfica de contar uma história.”

O realizador: Denys Arcand

Um dos mais proeminentes cineastas canadianos, nascido no Quebec com mais de 40 prémios internacionais, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Les Invasions Barbares” em 2004.

Este filme acumulou outros prémios como César de Melhor Filme e Melhor Realização, e filme vencedor do Melhor Argumento no Festival de Cannes 2003. O realizador é também conhecido por filmes marcantes como “Jésus de Montreal” (1989), Prémio Especial do Juri no Festival de Cannes entre outros, ou “The Decline of the American Empire” (1986).

“Testament” (2023) é a sua longa-metragem mais recente e foi apresentada na secção oficial do último festival de Cannes.

O Fantasporto 2024/44º Festival Internacional de Cinema do Porto apresenta a partir de agora a programação completa desta nova edição. O festival decorrerá no Batalha Centro de Cinema de 1 a 10 de Março e exibirá cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e, em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial. Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses.

Como sempre o programa inclui quatro competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express dedicada a filmes asiáticos e a competição do Prémio de Cinema Português.

A noite de abertura como se refere apresenta o sucesso de Cannes “Testament” do mundialmente respeitado realizador Dennis Arcand. O festival encerrará, e anunciará seus prémios no dia 9 de Março exibindo a incrível superprodução vinda da China, “Creation of the Gods I: Kingdom of Storms” de Wuersh.

As retrospetivas são dedicadas a Karim Quejad, realizador belga que venceu o Fantasporto 2023 com “Megalomania” e vai receber este ano o Fantasporto Career Award, uma pequena retro do cinema do Cazaquistão, uma surpreendente retrospetiva húngara com filmes dos mais credenciados e também promissores realizadores da atualidade, alguns dos quais visitantes habituais e vencedores de vários prémios no Fantasporto e, um programa muito especial dedicado à Manga transposta diretamente para imagem real, um novo conceito desenvolvido pela Pony Canyon, Fuji e outras empresas japonesas, que contará com a presença de alguns dos actores e da maioria dos seus produtores.

O Fantasporto é patrocinado pelo Estado Português, pela Câmara Municipal do Porto e por algumas empresas privadas.

Ver Também

Já foi atribuído o primeiro Abono de Família de forma automática

A Segurança Social passou a enviar por sua iniciativa a comunicação da atribuição do Abono de Família, logo após...